Agronegócio por Mauricio Picazo Galhardo

Cães ajudam o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) /Agro-cartoon

AGRICULTURA FAMILIAR

Aconteceu dia 22 de fevereiro em Brasília (DF), uma reunião técnica onde foram discutidas as proposições do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2018. O encontro foi organizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) o Estado de S.Paulo foi representado pela CATI. Entre os temas de interesse ao pequeno agricultor foram tratados; crédito e seguro rural, zoneamento agrícola, comercialização, programas de fomento setorial, entre outros.
MANGA
A República da Coréia do Sul, avisou o Ministério da Agricultura, Pecuária  e Abastecimento (Mapa) que estão vigentes desde o dia 22 de fevereiro os requisitos fitossanitários para a exportação de mangas para aquele país do sudeste asiático. O mercado sul coreano é muito exigente e exportar para eles é uma oportunidade e uma porta aberta para toda a região. As negociações com o país asiático foram iniciadas em janeiro de 2004. A meta estabelecida pelo Mapa é aumentar a participação brasileira no mercado internacional do agronegócio de 6,9% para 10% em um prazo de cinco anos. O sudeste asiático é uma região prioritária ao governo.
MONITORAMENTO
Foi implantado em todo o território do Estado de S.Paulo, o monitoramento de toda a cadeia de agroquímicos e afins. A atividade é parte do Programa – Agrofácil SP. O controle é muito importante porque o não controle permite que o produto seja mal utilizado e venha trazer problemas sério à saúde humana e também ao meio ambiente. O Programa Agrofácil SP, visa modernizar e desburocratizar a agropecuária em todos os níveis.
OLIVEIRAS

Os pesquisadores do Instituto Biológico desenvolvem pesquisas relacionadas às pragas e doenças que acometem as plantações de oliveiras. Agricultores de 17 municipios paulistas estão experimentando o cultivo da oliveira, cujo objetivo é a diversificação da produção e atendimento ao crescente mercado interno, tanto por azeitonas como de óleo de oliva. O IB orientam sobre práticas de manejo e procedimentos que podem diminuir a ocorrência de problemas fitossanitários.

FEIJÃO
Esteve no Brasil, um grupo de produtores de grãos do país da Ucrânia cujo objetivo foi conhecer tecnologias e avaliar a possibilidade de novos mercados. Eles estiveram no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, no dia 7 de fevereiro, o estudo foi feito sobre o feijão carioca que é desenvolvido por aquele Instituto. O Brasil é o maior consumidor de feijão do mundo, num total de 3.300 mil hectares e, o feijão carioca representa 85% do consumo total.

ESTRADA RUIM
A BR-163 no estado do Pará ficou completamente intransitável na semana passada. Cerca de mais de 5 mil caminhões enfileirados, muitos atolados, motoristas com fome e sem comida, e sem condições nenhuma de higiene pessoal. A pista um trecho de 35 km de terra que com a chuva vira lama portanto um perfeito atoleiro. Como se diz: isso é um absurdo inconsebível.

CÃES FAREJADORES
O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) está em pleno funcionamento e está sendo utilizado cães farejadores de bagagem da raça labrador, isso no aeroporto JK em Brasília. Em breve o cão chamado Thor deverá estar também atuando no aeroporto Afonso Pena de Curitiba. Os produtor de origem animal e vegetal proibidos de ingressar no país acabam destruídos. Os dois cães são ainda jovens e vestem coletes com a inscrição no peito Vigiagro/SDA e na lateral dos coletes está escrito: Protegendo a agropecuária do Brasil. Nossos parabéns ao Thor e ao Léo.
Dê a sua opinião: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com. Boa semana e um forte abraço. (Jornalista Mtb. 64.425/SP – colaborador voluntário).

Entre na conversa...