As mudanças no sistema de ensino atual

A pandemia de 2020/2021 mudou muita coisa na vida das pessoas, principalmente quando estamos falando de jovens. Muitos deles estavam e estão ainda na escola e tinham muito para aprender com seus professores. A urgência da situação demonstrou que, por conta de todo o avanço tecnológico que temos hoje em dia, ensinar através da internet se tornou algo muito simples e bem dinâmico na verdade.

Inclusive, muitos alunos atualmente nem querem voltar para o padrão de ensino anterior, que era considerado como o tradicional. A flexibilidade de horários e a facilidade de acesso a materiais de apoio e informações para estudo individual são algumas inovações que deverão coexistir em algum nível com as técnicas de ensino convencionais.

42 - As mudanças no sistema de ensino atual

A aplicação de novas técnicas de ensino pode modificar o paradigma atual das escolas e tornar mais eficiente a dinâmica pedagógica. O uso equilibrado de ferramentas de ensino remoto e atividades presenciais pode, por exemplo, ajudar o melhor aproveitamento de aula por alunos com ritmos de aprendizado diferentes sobre diversas matérias.

Isso vai ajudar de qual forma?

Aulas gravadas já são sucesso ao redor do mundo inteiro, e a verdade é que muitos dos alunos hoje em dia aprendem mais em sites como o YouTube do que com seus professores na sala de aula.

41 - As mudanças no sistema de ensino atual

Produzir e estimular a disseminação de conteúdos de ensino relevantes parece ser um caminho natural que devemos seguir, e esse tipo de coisa pode auxiliar muitos alunos que têm problemas de acompanhar o ritmo das aulas.

Na verdade, a renovação em momento de crise pode trazer excelentes oportunidades tanto para os professores quanto para os alunos. Por um lado, os aprendizes vão poder escolher quando e como vão aprender. Por outro lado, os professores poderão assumir um papel mais similar ao de um tutor ou orientador para prática guiada, no lugar das rotinas de aulas expositivas repetitivas, contumazes dentro do setor de ensino atual.