Confira a qualidade e a quantidade das operadoras de telefonia móvel na cidade

Jovem acessa a internet pelo celular. Foto: Wikipedia.
Jovem acessa a internet pelo celular. Foto: Wikipedia.

Em busca de uma maior transparência, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibiliza um ranking das operadoras de telefonia ao redor do Brasil. O ranking é apenas uma parte de uma ferramenta que permite aos usuários acompanhar não apenas a qualidade do sinal das companhias de acordo com o município desejado, mas também ver a quantidade de antenas para cada “velocidade” presente em sua localidade.

Para a cidade de Marília, o ranking apresenta os seguintes dados para as Estações Rádio Base (ERB), que dispõem as antenas das operadoras espalhadas pela cidade:

  • Claro: 2G-17 antenas; 3G-14 antenas; 4G-12 antenas;
  • Nextel: 2G-0 antenas; 3G-22 antenas; 4G-0 antenas;
  • Oi: 2G-18 antenas; 3G-18 antenas; 4G-0 antenas;
  • Tim: 2G-11 antenas; 3G-12 antenas; 4G-0 antenas;
  • Vivo: 2G-17 antenas; 3G-18 antenas; 4G-06 antenas.

Como é possível notar, tanto a operadora Claro quanto a Vivo já possuem uma quantidade considerável de ERBs para a velocidade 4G na cidade.

O ranking também disponibiliza a qualidade das conexões de voz e internet, por operadora. Neste caso, a Tim lidera o ranking de desconexão com queda da rede de voz no município, com 0,92%. A Oi lidera o ranking de conexão com acesso à rede de voz no município, com 99,93%. De modo geral, todas as operadoras apresentam números dentro das normas estabelecidas pela Agência, ou seja, acima dos 85% de eficiência para os indicadores de “Acesso às Redes” e abaixo de 5% para os de Queda de Voz e de Dados”.

Mapa das ERBs na cidade de Marília: Foto: Anatel.
Mapa das ERBs na cidade de Marília: Foto: Anatel.

Para acessar a ferramenta online e saber sobre o ranking e a localização das ERBs na cidade, acesse o link http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/ e digite “Marília”, no espaço “Pesquisar Localidade”.

Sobre Beto Cavallari 181 Artigos
Sou editor do jornal online MG e escrevo sobre política, cultura, tecnologia e educação.

Entre na conversa...