19 de May de 2019

Rede de fibra óptica da Life Telecom coloca Oriente no topo do “mundo” tecnológico

Oriente, de um dos locais mais tranquilos e seguros do interior para uma das praças de maior oferta de tecnologia em telecomunicações de todo o mundo
Oriente, de um dos locais mais tranquilos e seguros do interior para uma das praças de maior oferta de tecnologia em telecomunicações de todo o mundo

A cidade de Oriente, a 21 Km de Marília e a 12 Km de Pompeia, é uma das poucas que oferece o privilégio de se viver em um ritmo, segurança e qualidade de vida típicos do interior paulista do fim de século; de cadeiras na varanda, portas sem tranca e intimidade saudável com todos os vizinhos. Só que esta, em particular, agora conta com uma grande diferença: a alta tecnologia de telecomunicações disponível a todos os habitantes. É que os pouco mais de 5 mil habitantes que vivem lá por opção, mesmo que a maioria ganhe a vida nas cidades vizinhas, têm à sua disposição raras tecnologias de comunicação, que oferecem o que há de mais moderno e avançado em transmissão de dados, voz ou vídeo/TV de todo o mundo.

Um privilégio raro, pois hoje estes serviços (os de melhor qualidade existentes no mercado atual), chamados de 3Play por FTTH (abreviações do inglês para Triple Play, dados, voz e vídeo, e para Fiber To The Home, Fibra Ótica para Uso Doméstico), ainda estão disponíveis em poucas localidades no Brasil. Na região, por exemplo, ainda só existe em Pompeia, Marília, Garça e agora Oriente. Mas outras praças como Vera Cruz, Ocauçu e Quintana estão nos planos da pioneira e revolucionária empresa, genuinamente local, que oferece alta tecnologia à população.

A empresa é a operadora Life Telecom. Fundada em 1990 em Pompeia para oferecer dados e voz, hoje completa seu Combo (abreviação do inglês para Combination, combinação) com a TV por assinatura, após trazer para seus clientes o que há de mais moderno em transmissão destes serviços, a rede de fibra óptica. Através deste sistema é possível oferecer o que há de melhor nos três serviços, seja banda larga de até 100mb; telefonia fixa inteligente e com a melhor estabilidade do mercado; e a revolucionária IPTV (do inglês Internet Protocol Television, ou TV com Protocolo de Internet). Aliás, esta tecnologia que une TV e Internet gera ainda interatividades e ilimitadas opções de uso, além da tradicional programação dos canais pagos oferecidos no mercado até então. O sistema vai possibilitar interação direta com a Internet, videomonitoramento, entre outros serviços interativos.

Impacto Tecnológico

Tanta novidade tecnológica ainda confunde os moradores, principalmente os termos em inglês e redes que transmitem dados na velocidade da luz. Mas como sossego e tranquilidade não são sinônimos de atraso ou ignorância (Oriente possui um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano do País, 0,777, com elevação de padrão europeu no índice de longevidade, 0,837, e 22º melhor índice de educação em todo o País), as novidades da Life Telecom já chegaram agradando e gerando expectativas positivas.

O proprietário da Ramos Informática e Lan House de Oriente, Beneval Rodrigues: “Se oferece melhor qualidade e desempenho, não é porque não entendo direito de toda esta tecnologia, que eu não vou querer pra mim.”
O proprietário da Ramos Informática e Lan House de Oriente, Beneval Rodrigues: “Se oferece melhor qualidade e desempenho, não é porque não entendo direito de toda esta tecnologia, que eu não vou querer pra mim.”

O diretor de escola de informática de Oriente, Beneval Rodrigues, disse que se lhe perguntarem o que são todos estes termos ele mesmo irá se confundir. “O que sei é todos precisam de internet mais veloz, de TV por assinatura mais acessível, pois são as exigências do mundo moderno, mesmo em nossa pequena cidade.”

Já a professora Marta Sueli Resstel, que também comemora a chegada das novas tecnologias, defende a implantação de tecnologias avançadas em sua cidade. “O celular, a Internet, a TV e o telefone são ferramentas necessárias para qualquer um e em qualquer lugar. No meu caso, a Internet é uma exigência do trabalho. Não é porque em Oriente gostamos de viver de forma simples, tranquila, com menos violência, preservando os hábitos típicos que fazem do interior um lugar bom de se viver, que não queremos alta tecnologia para estarmos plugados no mundo.”

Para a secretária Juliana Fagundes, a chegada do IPTV deve gerar grande impacto na forma em que os moradores utilizavam a televisão. “Nunca houve muita opção para quem queria TV por assinatura na cidade, a não ser as por satélite, que não oferecem grande qualidade de transmissão. A expectativa com estas novidades é realmente muito grande, pois se não tínhamos quase nada de opção, agora temos a melhor existente no mundo.”

Entre na conversa...