20 de May de 2019

Destinação de pneus tem novo endereço em Marília

Destinação de pneus tem novo endereço em Marília
Ecoponto. Foto: Divulgação.

Rua Campos Sales, nº 1047. Esse é o novo endereço da central de pneus inservíveis, conhecida como “Ecoponto” em Marília. Substitui o barracão dos Altos do Palmital pelo qual a Prefeitura vinha pagando aluguel e que ficou pequeno diante da grande demanda.

Agora, com o aval do prefeito Vinicius Camarinha, foi firmado convênio entre o município, através da Secretaria do Meio Ambiente, e a Reciclanip, considerada uma das maiores iniciativas da industria brasileira na área de responsabilidades pós-consumo. Criada pelas grandes indústrias fabricantes de pneus visa absorver a demanda desses produtos considerados inservíveis. Do convênio, vai participar também a empresa Reversa Pneus. Ela cederá o seu espaço, na rua Campos Sales nº 1047, e caberá a Reciclanip o recolhimento periódico.

Segundo o secretário do Meio ambiente, Leonardo Mascarin, o novo “ecoponto” de pneus será operado totalmente pela iniciativa privada, cabendo à Prefeitura a fiscalização e orientação à população. “A frota de veículos está crescendo muito em Marília e consequentemente o número de pneus inservíveis também. Estávamos com problemas de espaço no barracão dos Altos do Palmital. Com esse acordo, o município terá uma destinação mais dinâmica a esses pneus e ainda ficará livre do aluguel. Isso será também fundamental para o controle do mosquito da dengue”, explicou o secretário.

As principais destinação dos pneus são: combustível alternativo, solas de sapato, indústria moveleira, adição à massa asfáltica, tapetes para automóveis, pisos industriais e quadras esportivas.

O empresário Edmilson Ferreira, da Reversa pneus, explica que levando os pneus até o novo “ecoponto”, será dada a destinação imediata. “Não se pode deixar os pneus em qualquer local. Os comerciantes da área e a população em geral precisam ter a consciência disso. A Prefeitura está proporcionando a destinação correta com um trabalho ambiental. Qualquer dúvida é só ligar para a Reversa Pneus, 33166994”, comentou Edmilson.

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte dos pneus desde os pontos de coleta até às empresas de trituração.

Segundo Leonardo Mascarin, a Prefeitura está trabalhando num projeto ambiental profundo prevendo-se a destinação adequada do lixo doméstico, pneus e restos de construção. “Nossa meta é um controle ambiental adequado.Para isso, é fundamental o envolvimento da população”, completou.

Entre na conversa...