19 de October de 2018

Unimar participa de ação social na cidade

Cejusc Itinerante reúne centenas de pessoas na zona sul. Unimar participa com orientações de saúde e atividades. A novidade ficou por conta do casamento comunitário.
Cejusc Itinerante reúne centenas de pessoas na zona sul. Unimar participa com orientações de saúde e atividades. A novidade ficou por conta do casamento comunitário.

Centenas de pessoas participaram da segunda edição do “Cejusc Itinerante: Marília Cidadã” realizada neste sábado na Emei Balão Mágico, zona sul da cidade. Além de receber orientação em diversas áreas jurídicas e de saúde, a comunidade ainda por acompanhar e participar de casamento comunitário com 16 casais homoafetivos e heterosexuais. O evento contou com a parceria da Universidade de Marília (Unimar), Prefeitura e Ministério Público Federal.

O objetivo do Cejusc itinerante é fazer com que os cidadãos solucionem seus conflitos sem despesas processuais e necessidade de contratação de advogado. Para tanto esteve disponível um ônibus equipado para orientações jurídicas e audiências de conciliação em matérias de divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, alimentos, guarda, reconhecimento de paternidade, entre outros, além do auxílio de profissionais e alunos de diversos cursos da Unimar.

Com mais de 150 estudantes na atividade e, em parceria com a Secretaria da Saúde a Universidade atendeu a comunidade com avaliação nutricional com o curso de Nutrição, triagem para atendimento de Odontologia e Fisioterapia com os respectivos cursos, orientação quanto à obesidade infantil, combate à dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), exame para determinar tipo sanguíneo e aferição de pressão arterial, através da ação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Farmácia.

Para as crianças, adolescentes e jovens, juntamente com as Secretarias do Esporte e da Cultura, a Universidade promoveu torneio de futebol de campo e apresentação de grupo de dança com o curso de Educação Física, plantio de árvores e oficinas de cultivo com a Engenharia Agronômica. O curso de Pedagogia fez um quiosque lúdico e literário para os pequeninos.

A principal novidade da segunda edição do projeto foi a realização de casamento coletivo para 10 casais heterossexuais e um homoafetivos. Para a Pró-Reitora de Ação Comunitária da Universidade, o projeto proporciona à comunidade o acesso a diversos serviços. “É muito gratificante ser parte desta ação e ver o sorriso no rosto de cada criança, de cada adulto que recebeu orientações ou que conseguiu solucionar seu problema. Foi grande oportunidade de exteriorizar o conhecimento produzido pela Universidade”, finaliza.

Entre na conversa...