Coluna Agronegócio Por Mauricio Picazo Galhardo

O potencial da nanotecnologia é um enorme aliado na produção de conhecimento - Foto: Divulgação
VIGILÂNCIA 
O Comitê de Sanidade Avícola realizou reunião na quarta-feira, 21 de dezembro, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na Capital para falar sobre o Plano Estadual de Prevenção à Influenza Aviária (IA) e Abordagem dos Problemas Relacionados a Saúde Humana. A iniciativa é elaborada por orientação do governador Geraldo Alckmin e coordenada pela Secretaria de Agricultura.
EMPREGOS
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, em setembro de 2016, o total de vínculos com carteira assinada em todos os setores econômicos e unidades da Federação relativo ao exercício anterior, 2015. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) dão conta que, em 2015, o emprego formal brasileiro totalizou 48,1 milhões de postos de trabalho.

PECUÁRIA E LEITE
A implantação do Plano ABC-SP e o fomento à pecuária de leite pautaram a reunião, no último dia 22, entre a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O secretário Arnaldo Jardim e o superintende do Mapa em São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, discutiram também a questão do abastecimento de alimentos e os projetos para 2017.
REVITALIZAÇÃO
Há mais de 40 anos auxiliando o produtor rural, a Casa da Agricultura (CA) do município de Junqueirópolis (região de Presidente Prudente  – é considerada a Capital Nacional da Acerola) ganhou uma revitalização completa com incentivos do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado. Na inauguração da reforma geral, que ocorreu no dia 30 de novembro, estavam presentes as autoridades da cidade, representantes de classes e produtores rurais. Ao longo do tempo, a CA do município passou por pequenas reformas, mas agora conta com muitas novidades, como afirmou Luiz Alberto Pelozo, diretor da CATI Regional Dracena.
DEBATE ORGÂNICOS
Produzir de forma sustentável, com a aplicação de insumos agrícolas permitidos legalmente, nas lavouras de alimentos orgânicos, é um dos principais desafios do setor e o caminho ainda é longo, no Brasil. Essa foi a principal temática do encontro “Produção Agrícola Sustentável – A inovação e tecnologia por meio do uso de insumos”, promovido pelo Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), da Sociedade Nacional de Agricultura. O evento foi realizado no dia 15 de dezembro, na sede da SNA, Rio de Janeiro.

INTELIGENTE
Do tamanho de um grão de arroz, um fertilizante de liberação controlada desenvolvido por meio da nanotecnologia é a mais nova aposta da pesquisa para amenizar um dos maiores problemas da aplicação de nutrientes na lavoura, a perda por volatilização e lixiviação. O primeiro problema é a transformação do fertilizante em gás, e o segundo é o carreamento do produto pela água, ambos responsáveis por perdas da ordem de 50% de todo o fertilizante que o agricultor brasileiro aplica na lavoura.Testado em laboratório e em campo, o fertilizante inteligente volatiliza menos, comparado à ureia convencional que costuma volatilizar cerca da metade da quantidade aplicada.

INTEGRAIS

A retomada dos hábitos de alimentação saudável na população brasileira tem colocado os grãos integrais em destaque no cardápio. Segundo nutricionistas, integrais são alimentos íntegros em sua composição, ou seja, aqueles grãos e cereais que não passaram por um processo de refinamento. E, como a casca e a película não foram eliminadas, as fibras e os nutrientes são preservados, resultando em maior saciedade durante as refeições.
CALENDÁRIO AGRÍCOLA JANEIRO
Plantio: Café, cana-de-açúcar, feijão (2ª) e milho (2ª) – Colheita: Feijão (1ª), mandioca, milho (1ª).

Email: agronegocio2@hotmail.com. Boa semana e um forte abraço. (Jornalista Mtb 64.425/SP – colaborador voluntário)

Entre na conversa...