Galeria de Artes recebe exposição “Imigrantes do Café”

Foto: da esquerda para a direita, Rosangela Caldas Vivian, Alessandro, Andreia Helena e Taynara Almeida. Foto: Divulgação.
Foto: da esquerda para a direita, Rosangela Caldas Vivian, Alessandro, Andreia Helena e Taynara Almeida. Foto: Divulgação.

A Galeria Municipal de Artes abre nesta sexta-feira, 02, a exposição itinerante “Imigrantes do Café”. A mostra é uma iniciativa compartilhada entre o Museu da Imigração, em São Paulo e o Museu do Café, em Santos, sob a curadoria da professora da Unesp Rosangela Formentini Caldas e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A montagem terá a participação de diversas equipes no processo criativo, possibilitando a mescla do acervo de fotografias que vieram do Museu da Imigração e de peças e objetos de colecionadores da cidade e do Museu Histórico e Pedagógico de Marília.

As histórias da imigração e do café se entrecruzam com a trajetória de muitos trabalhadores que chegaram ao Brasil entre o final do século XIX e início do XX em busca de melhores condições de vida. A grande produção e comercialização do grão foram possíveis, em grande parte, pelo trabalho desses imigrantes nas fazendas de café e no porto de Santos.

A exposição contará com fotografias, objetos de trabalho e de uso cotidiano, e uma área interativa para as crianças, relacionando a história do café a imigração no país. A compreensão de questões como o funcionamento da Hospedaria e o papel da Agência de Colocação para encaminhamento ao trabalho, bem como o cotidiano no campo, desde o trabalho no cafezal ao lazer foram temas abordados.

A Galeria de Artes fica na Rua XV de Novembro, 367. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3432-3331. A entrada é gratuita.

Sobre Prefeitura de Marília 495 Artigos
Divulgação e Comunicação sob a responsabilidade de Carlos Bonatelli. Administração 2012-16 de Vinícius Camarinha (PSB).
Contato: Website

Entre na conversa...