14 de December de 2018

Campanha de imunização termina nesta terça, dia 31

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio da Vigilância Epidemiológica – informa que termina nesta terça-feira (31), nos postos de saúde da rede municipal, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza).

“Até a última quarta-feira (25), a cobertura vacinal do público-alvo na rede pública municipal já atingiu o índice de 89,09%, superando em pouco menos de um mês a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde (que é de 80%). Sabemos que o melhor remédio é a prevenção”, comentou Hélio Benetti, secretário municipal da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a definição dos critérios para quem deve ou não tomar a vacina é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde. Podem ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde. O público estimado para ser imunizado na cidade é de 53 mil pessoas.

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Entre na conversa...