Agronegócio: o destaque da semana foi a Agrishow que aconteceu em Ribeirão Preto SP

Coletiva apresenta balanço do Agrishow 2016. Foto: Divulgação.
Coletiva apresenta balanço do Agrishow 2016. Foto: Divulgação.

COOPERATIVIZAR

A CATI Regional São João da Boa Vista, em parceria com o Sindicato Rural de Caconde, promoveu no dia 13 de abril, na sede do Rotary Club de Caconde, um encontro para apresentação da palestra “Os Benefícios do Cooperativismo no Meio Rural”. O encontro, que teve como objetivo falar sobre a importância da organização rural, contou com a participação de técnicos agrícolas, produtores rurais, lideranças do setor agropecuário, representantes do sindicato rural local e alunos do curso de agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Mococa (Fatec Mococa).

AGRISHOW

A Agrishow 2016 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação contou com a participação de empresas dos municípios de Avaré, Botucatu, Ibiúna, Pardinho, Piedade e Sorocaba. São elas: Aeroglobo, Agroforn, Case IH, Embraer, Inroda, JCB do Brasil, Jimenez, Kimpira Nabe e Roder. Essas empresas apresentaram seus lançamentos e novidades tecnológicas a um público de mais de 160 mil produtores rurais e profissionais da cadeia do agronegócio. A Agrishow 2016, aconteceu de 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP).

CARNE

O Brasil continua despontando como grande fornecedor de proteína animal para o mundo, com ganhos de produtividade no campo. Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelam que, no período de 2000 a 2015, a produção de carne teve incremento de 45%, enquanto o rebanho bovino de corte cresceu 25%.

IMPOSTO

A Câmara do Comércio Exterior (Camex) publicou, no Diário Oficial da União do dia (22), resolução que reduz de 8% para zero o imposto de importação do milho em grão. A medida, válida por seis meses, está limitada a um milhão de toneladas e visa conter a alta dos preços, no mercado interno, das carnes de frango e de suínos, que têm no cereal a base da alimentação.

FRUTAS

Representantes do Brasil, Chile e Peru se reuniram em um seminário na segunda-feira (18), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. O encontro – promovido pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) – discutiu o potencial de exportação de frutas dos três mercados.

AGRO-COMÉRCIO

A China é o principal destino das exportações agropecuárias brasileiras em valores. Em março deste ano, o país asiático comprou U$ 2,8 bilhões – alta de 25,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A soja em grão foi o produto mais embarcado e rendeu US$ 2,3 bilhões. Outros produtos para a China também merecem destaque. É o caso da celulose, com US$ 158 milhões exportados em março de 2016.

INOVAÇÕES

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo levou uma série de produtivas inovações e apresentou ao produtor rural ideias e soluções para ser aproveitadas em sua propriedade, durante a 23ª edição da tradicional Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow).

RUIM

A onda de calor que atinge o estado de São Paulo influencia nos tamanhos de ovos, compromete a qualidade e aumenta o preço do produto, aponta um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP).

COBERTURA

A área atendida pelo Alerta Fitossanitário cresceu 25% com a inclusão de mais duas regiões produtoras de citros: Frutal e Lins. Com o ingresso das novas áreas, o sistema passou a verificar a presença da praga em 48% do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, são monitorados 231 mil hectares de citros por meio de 26 mil armadilhas amarelas georreferenciadas, em sete regionais: Araraquara, Avaré, Bebedouro, Casa Branca, Frutal, Lins e Santa Cruz do Rio Pardo.

FASES DA LUA MAIO

Minguante, até dia 06 de maio. Dia 06 – Nova. Dia 13 – Crescente. Dia 21 – Cheia e dia 29 – Minguante.

Envie notícias: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com. Boa semana e um forte abraço.

Entre na conversa...