18 de July de 2018

Cuidados com as instalações elétricas nas férias escolares

Foto: Reprodução.
O período de férias escolares que está chegando pede maior atenção da família com as crianças, principalmente aquelas que acabam ficando mais tempo em frente aos games e computadores. É o momento dos pais redobrarem os cuidados com a instalação elétrica, a fim de evitar acidentes com choques elétricos.
Um cuidado importante é ensinar às crianças, principalmente as maiores, a retirar o equipamento da tomada puxando pelo corpo do plugue e nunca pelo cabo, pois isso pode danificar a extremidade do condutor e provocar um choque. Sobretudo nas tomadas que ainda possuem o modelo antigo, sem o terceiro pino que garante o isolamento elétrico, esse risco é um pouco maior do que nas tomadas que adotam o novo padrão.
Também é bom avisar às crianças que tomar choque não é brincadeira. Isso pode parecer óbvio para os pais, mas é comum os pequenos acharem divertido tomar um choque de baixa intensidade. E isso pode acontecer em casa, com um equipamento com falha de isolamento. Mas esta brincadeira é perigosa e, dependendo do caminho da corrente elétrica pelo corpo, pode levar à morte.
Oriente também para que não liguem muitos aparelhos na mesma tomada, evitando a sobrecarga. E mantenha os cabos organizados e fora do caminho para evitar tropeços e quedas das crianças e danos aos cabos e aparelhos.

Entre na conversa...