9 de December de 2019

31ª Noite dos Pioneiros acontece nesta sexta e relembra a música na trajetória de Marília

Foto: A pianista Guiomar Novaes e o maestro Jorge Galati serão celebrados na 31ª Noite dos Pioneiros de Marília.
A pianista Guiomar Novaes e o maestro Jorge Galati serão celebrados na 31ª Noite dos Pioneiros de Marília. Foto: Câmara de Marília.

Através da Comissão Organizadora dos Registros Históricos, a Câmara Municipal de Marília promove nesta sexta-feira, dia 29 de abril, a partir das 20 horas no teatro do colégio Sagrado Coração de Jesus, a 31ª Noite dos Pioneiros. Evento integra as comemorações oficiais do aniversário de emancipação política da cidade, celebrado no último dia 4 de abril. Para este ano, conforme informou o vereador e presidente da Comissão Organizadora dos Registros Históricos, José Expedito Capacete (DEM), a noite dos pioneiros prestará uma homenagem aos músicos, celebrando a música no tempo na cidade de Marília. “Através de números musicais, apresentados por diversos artistas convidados, escolas de músicas e conservatórios, serão apresentadas as músicas que marcaram os 87 anos de história de nosso município”, contextualizou o vereador Capacete.

A programação cultural incluirá homenagens a grandes nomes da música brasileira, como a pianista Guiomar Novaes (1894-1979), uma assídua frequentadora da cidade de Marília – inclusive investidora do mercado imobiliário local – e o maestro Jorge Galati (1885-1968), músico responsável por grandes sucessos, como ‘Saudades de Matão’ e que, ao lado de sua neta Zelinda Tognoli Galati Moneta, compôs o Hino à Marília.

Haverá participações especiais de estudantes do Projeto Guri, de escolas e conservatórios da cidade e do instrumentista Ricardo Matsuda, uma referência no meio artístico musical. Além de grandes nomes do passado, serão homenageados grupos e conjuntos recentes, a exemplo da Midas e da Indústria Brasileira, bandas referências nas décadas de 1990 e 2000.

O teatro do Sagrado Coração de Jesus fica na avenida Nelson Spielmann, n.º 700. A entrada é franca e o espetáculo começa a partir das 20 horas.

Entre na conversa...