17 de June de 2019

A Tocha Olímpica passou por Marília. E eu com isso?

Recorte do quadro "Prometeu traz o fogo", de Heinrich Friedrich Füger, circa 1800. Foto: Wikipedia.
Recorte do quadro "Prometeu traz o fogo", de Heinrich Friedrich Füger, circa 1800. Foto: Wikipedia.

A Tocha Olímpica passou por Marília hoje e é necessário uma análise sobre o que isso significa, para além do entretenimento e do aumento na venda de Coca-Cola.

Primeiro é preciso lembrar que a tocha é o veículo do fogo olímpico. O fogo é um dos maiores símbolos dos Jogos Olímpicos. Este criado na Grécia Antiga com jogos atléticos e de guerra. Como símbolo, o fogo olímpico significa o progresso da humanidade. Explico.

Diz a mitologia grega narrada por Platão, Ésquilo e Hesíodo que a humanidade foi salva com um gesto desafiador do titã Prometeu, uma espécie de semi-deus para os gregos. Mas o que essa figura teria feito de tão especial?

Essa figura é apresentado na mitologia como um humilde desafiante da omnisciência e omnipotência de Zeus. Em uma cerimônia de sacrifício na qual Zeus escolheria quais partes dos bovinos seriam tradicionalmente aproveitadas pelos seres humanos e quais seriam queimadas em homenagem aos deuses, Prometeu levou Zeus ao erro com um truque capcioso.

Como resultado, os humanos ficaram com as melhores carnes e Zeus ficou com gorduras e ossos. Como punição, Zeus decidiu esconder o fogo dos humanos no Monte Olimpo. Num gesto corajoso, Prometeu tomou de volta o fogo celeste do Monte Olimpo e o entregou aos seres humanos. Zeus puniu severamente nosso titã engraçadinho.

O significado do gesto mitológico de Prometeu é que ao desafiar a omnisciência e omnipotência de Zeus e recuperar o fogo celeste nosso titã teria reconquistado a oportunidade de ascenção da humanidade de seu estado primitivo inicial ao nível atual da civilização. Isto é, aquilo que hoje valoramos como sabedoria e conhecimento científico, bem-comum e cidadania, é simbolizado no gesto corajoso de Prometeu. Isso porque ao devolver o fogo aos humanos, ele devolveu a capacidade de criar significados sobre o mundo, representado pelo fogo, pela luz.

Assim, celebrar a passagem da Tocha Olímpica por Marília é uma grande oportunidade para refletirmos sobre a responsabilidade que nós humanos temos diretamente sobre os valores que queremos em nossa sociedade e consequentemente os rumos que queremos para a nossa cidade.

Já perceberam que o fogo olímpico simboliza justamente a responsabilidade que cada um de nós herdou no gesto de Prometeu?

Assim, a passagem da Tocha Olímpica também é uma grande oportunidade para refletirmos sobre a responsabilidade de criarmos significados sobre o mundo. Nesse caso, como tenho dito, o trabalho à frente é o de criar pontes entre democracia e educação. A Tocha passou. Nossa responsabilidade é permanente. Mãos à obra, cidadãos.

Entre na conversa...