Coluna Agronegócio por Mauricio Picazo Galhardo

www.agro-cartoons.blogspot.com.br

ARMAZÉNS

A partir de 1º de julho, os agricultores terão à disposição R$ 1,4 bilhão em crédito, por meio do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), para a gestão da propriedade rural. Com a armazenagem na fazenda, os produtores também poderão esperar o momento mais oportuno para vender a produção, ou seja, aquele em que o preço para comercialização está mais atraente.  Na época da colheita, a oferta é maior que a demanda, e o preço, menor.
URGÊNCIA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vai contratar serviço de transporte de milho para atender regiões onde o produto está faltando mais, como em alguns estados do Sul, Norte e Nordeste, principalmente. O edital do leilão de frete, a realizado dia 1° de junho (aviso 74), prevê a remoção do produto a granel (52,4 mil t) e ensacado (237 t), num total de 52,6 mil toneladas.

ENTENDIMENTO

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu secretários de Agricultura de 10 estados e do Distrito Federal na manhã de quarta-feira (18). Eles pediram a abertura de um canal direto com o ministério. “Precisamos de um contato permanente com a pasta para nossas propostas e contribuições ao desenvolvimento do setor agrícola”, disse o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri), João Cruz Reis Filho.

CHINA

O ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, vai viajar para a China no início de junho em sua primeira missão internacional à frente da pasta para participar de reunião de ministros de agricultura do G20, informou o ministério na segunda-feira (23). Durante a viagem, o ministro também deverá se reunir com o governo chinês para discutir temas de comércio bilateral, disse o ministério em nota.

IMPORTAÇÃO

De janeiro a abril deste ano, os países árabes elevaram as compras de produtos do agronegócio brasileiro. Somente o embarque de grãos cresceu 117,57%, atingindo US$ 338 milhões, totalizando 2,06 milhões de toneladas. As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e foram compilados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). A venda de carnes para os países árabes também aumentou 3,81% nos primeiros quatro meses do ano.

SANEAMENTO RURAL

No dia 12 de maio, foi realizado na Casa da Agricultura de Guapiaçu, município da área de atuação da CATI Regional São José do Rio Preto, um Dia de Campo sobre Saneamento Rural. O evento reuniu mais de 20 produtores, que acompanharam a demonstração e construção de uma fossa séptica biodigestora (modelo Embrapa). Esse modelo de fossa tem como objetivo substituir, a um custo barato para o produtor rural, o esgoto a céu aberto e as fossas negras e utilizar o efluente como um adubo orgânico, minimizando gastos com adubação química.

INFORMÁTICA

A Casa da Agricultura de Herculândia, vinculada à CATI Regional Tupã, em parceria com o Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Tupã, está desenvolvendo um curso de informática para produtores rurais do município. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Herculândia, o curso realizado em abril teve como objetivo despertar nos produtores o interesse e as habilidades para manusear o computador como ferramenta de gestão nas atividades da propriedade.

CALENDÁRIO AGRÍCOLA SP JUNHO

Plantio: Mandioca. Colheita: Algodão, Café, Cana-de-Açúcar, Milho (2ª Safra). Fases da Lua Junho: Dia 4, Lua nova, Dia 12, Lua crescente. Dia 20, Lua cheia. Dia 27, Lua Minguante.

Entre na conversa...