19 de October de 2018

Sábado, dia 30, lojas do comércio de Marília abrem até as 17hs

Lojas do comércio de Marília estarão abertas nesta terça-feira, feriado municipal, somente na cidade
Rua Prudente de Moraes, no centro da cidade de Marília. Foto: Divulgação.

Visando ampliar as oportunidades de vendas para o Dia das Mães, as lojas da cidade de Marília estarão abertas neste sábado, dia 30, das 9 as 17 horas, conforme o calendário de abertura especial do comércio mariliense, decidido pelos comerciantes, em assembleia geral realizada no mês de novembro do ano passado, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília. Conforme o desejo da maioria dos comerciantes, neste mês de abril serão três sábados com as lojas abertas até as 17 horas, ao invés dos tradicionais dois primeiros. “A decisão foi dos comerciantes em virtude do Dia das Mães, e também por causa do feriado do dia 21 de abril”, destacou o presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira.

Assim sendo, é importante que os comerciantes e comerciários avisem os consumidores, para que não aconteça o que aconteceu no feriado do dia 21 de abril, quinta-feira, com o “Dia de Tiradentes”, quando algumas lojas de redes e magazines abriram, sem a devida informação prévia, e estiveram abertas sem consumidor. “Infelizmente isso ainda acontece por falta de uma ação isolada”, disse o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, ao lamentar o acontecido. “Há décadas que investimos na mídia para informar que as lojas da cidade abrem os dois primeiros sábados de cada mês”, recordou. “Quando o calendário aponta outros sábados, ou feriados, decidido pela maioria, fazemos o investimento para informar o consumidor”, explicou o dirigente ao afirmar que a aberturas das lojas de rede ou magazines, acontecem sem planejamento coletivo e abrem de forma aleatória. “Não existe uma regra e tão pouco uma discussão sobre isso de forma conjunta”, frisou o superintendente da ACI de Marília.

De acordo com o dirigente mariliense esse é o típico assunto que deveria ser discutido nas assembleias, ouvindo e argumentando sobre a importância de se abrir as lojas para ampliar as vendas. “A associação comercial não interfere nesse sentido, pois, a nossa função é cumprir o desejo da maioria”, alertou Libânio Victor Nunes de Oliveira que tem opinião própria sobre o assunto, porém, como presidente da ACI de Marília, segue o que é decidido pela maioria. “Essa é uma discussão de muitos anos, porém, o pessoal não se articula e nem participa das atividades do comércio da cidade, principalmente das promoções que são realizadas para o comércio em geral, porém, o sorteio com prêmios acontece somente com a adesão de algumas”, disse. “E todos são beneficiados”, apontou o dirigente.

Dentro da decisão dos comerciantes na assembleia geral extraordinária realizada em novembro do ano passado, ficou decidido que o dia 06 de maio, sexta-feira, as lojas abrirão das 9 as 22 horas, sendo a primeira vez neste ano que o comércio funcionará no período da noite, dos quatro dias úteis com funcionamento até as 22 horas, programados em 2016, menos no período do Natal. “Dezembro é um mês atípico, diferente dos demais”, ressaltou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao reforçar a informação de que nos sábados, dias 07 e 14 de maio, as lojas estarão abertas até as 17 horas, o mesmo acontecendo com o sábado dia 28. “Somente o sábado dia 21 de maio é que o funcionamento será até as 13 horas”, alertou.

Entre na conversa...