18 de September de 2018

Plenário da Câmara vota seis projetos de Lei e 60 requerimentos na sessão de segunda-feira

Câmara de Marília
Câmara de Marília. Foto: Mauro Abreu.

Será votado em primeira discussão como processo concluso, na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 28 de março, o projeto de Lei n.º 187/2015, de autoria da vereadora Sônia Tonin. A matéria presta homenagem póstuma ao ator e diretor, Ramis Pedro Boassali (1940-2008). “O projeto de Lei que estamos colocando para apreciação dos nobres pares visa denominar Ramis Pedro Boassali o hall de entrada do Teatro Municipal de Marília”, explicou a autora da matéria. Para ser transformado em Lei, o projeto precisará ser aprovado em duas discussões. Plenário analisará outros 5 projetos de Lei e a pauta de segunda-feira é formada por 60 requerimentos, incluindo os que comportam discussão, e 72 indicações.

Sessão ordinária de segunda-feira, dia 28, está prevista para começar às 17 horas, com transmissão ao vivo e na íntegra pela emissora legislativa TV Câmara. População pode sintonizar a TV Câmara através do sinal digital aberto 61.3, canais 21 dos sistemas a cabo NET e Life, ou através do link http://www.camar.sp.gov.br/tv_wowza/, no site oficial da Câmara de Marília. A reunião é aberta ao público, que pode acompanhar a atividade plenária das galerias. A sede do Poder Legislativo de Marília fica na rua Bandeirantes, n.º 25, esquina com a avenida Sampaio Vidal, no centro.

A ordem do dia, que acontece logo após a realização do pequeno expediente – momento em que os vereadores têm a tribuna à disposição para emitir suas análises e destacar as atividades parlamentares, estará distribuída da seguinte forma: três projetos de Lei a serem considerados objetos de deliberação, na primeira parte, e outros três projetos de Leis classificados como processos conclusos, na segunda parte. Os três primeiros objetos de deliberação consistem nas matérias: PL n.º 17/2016, de autoria do vereador José Bassiga Goda (PHS), PL n.º 18/2016, de autoria do vereador Cícero do Ceasa (PV), e projeto de Resolução n.º 01/2016, de autoria do vereador e ex-presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi (PR). Esta matéria sugere a instituição de homenagem aos profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, indicados como Profissionais do Ano pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA).

Os outros dois projetos, o de Bassiga e o de Cícero, pretendem incluir datas comemorativas ao calendário oficial de Marília. Bassiga sugere a inclusão do Dia do Agricultor Familiar, em 25 de agosto, enquanto Cícero o Dia de Combate e Prevenção ao HPV, a ser celebrado sempre em 14 de outubro.

Junto com o processo concluso que sugere a homenagem ao ator Ramis Pedro, que faleceu em 2008 após ser vítima de um atropelamento, deixando a esposa e três filhos, o plenário irá votar o PL n.º 12/2016, da Prefeitura de Marília, que sugere a alteração do uso do lote 10, da quadra 11, no Jardim Acapulco, passando de residencial para uso misto (comercial e residencial) e o PL n.º 174/2015, de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD). Esta matéria denomina rua Dr. Oswaldo de Carvalho a via que interliga a avenida Carlos Tosin e a Benedito Alves Delfino, no bairro Distrito Industrial. “Médico oftalmologista por mais de 40 anos, Oswaldo de Carvalho atuou como voluntário no atendimento de estudantes da rede municipal. Integrou o corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Marília. Faleceu no dia 15 de janeiro de 1995”, observou o vereador Rezende.

Entre na conversa...