Sentimento de discriminação incentiva alunas a escrevem carta para escola particular

Intitulada, “Pressionando o Colégio Criativo: Não preciso me dar ao respeito porque ele é meu por direito” e assinada simplesmente por “Alunos colégio criativo”, foi criado um abaixo-assinado contra norma do Colégio, localizado na zona leste de Marília.

Colégio Criativo terá que lidar com manifestação de alunos contra alegação de discriminação devido a uma norma da escola.
Colégio Criativo terá que lidar com manifestação de alunos contra alegação de discriminação devido a uma norma da escola. Clique na imagem para ser direcionado para a página do abaixo-assinado.

Na carta que acompanha a manifestação, os autores criticam o fato de que alunos do sexo feminino não podem “usar calças/saias/bermudas acima do joelho”, o que pode vir a imputar discriminação, por parte do Colégio, e “intolerância”, já que esse direito é garantido aos alunos do sexo masculino, conforme sinaliza a manifestação.

Os alunos também reclamam que o Colégio não pratica aquilo que ensina, já que um “sarau” para discutir assuntos relacionados aos direitos civis, como intolerância, foi promovido pelo Colégio, mas “não podemos levar isso adiante”, afirmam na carta. Uma foto usada como capa na página do abaixo-assinado vai ainda mais longe ao afirmar que meninas que usam calças/saias/bermudas acima do joelho agitam e distraem os “meninos” e o “professor”, em sala de aula.

O abaixo-assinado já conta com mais de 1.150 assinaturas e a meta é alcançar 1.500. Quem assina o abaixo-assinado também pode deixar uma mensagem de apoio à manifestação, como, por exemplo, estas aqui:

“Apoio o respeito ao próximo, principalmente a nós mulheres que infelizmente vivemos, ainda, num mundo machista!”.

“Se os garotos podem usar, por que as garotas também não podem? Devemos ter igualdade de generos, já! Os garotos que tem que se dar ao respeito de ver uma garota usando short, ela não faz aquilo para se mostrar. Ela usa porque se sente bem usando aquilo.”

Confira a carta escrita pelos alunos do Colégio Criativo na íntegra.

Nas normas do Colégio Criativo, é dito que alunos não podem usar calças/saias/bermudas acima do joelho. Entretanto, vivemos em uma sociedade onde a mulher sempre teve que deixar seus direitos de lado pelo “bem” social, com causas infundáveis como a provocação do sexo oposto.

Após um sarau que falava sobre a intolerância, não podemos levar isso adiante, pois temos os mesmo direitos e deveríamos assim poder usar as mesmas roupas que os meninos, principalmente em épocas que fazem tanto calor. Não podemos aceitar que esqueçam que a temperatura é a mesma para meninos e meninas e assim devemos usar aquilo que nos causa mais conforto diante de tais situações.

Além disso, deveríamos poder usar shorts nas atividades fora do horário de aula, fazendo com que a escola seja um ambiente que acolhe e não oprime o direto de uns e dá direito a outros.Inspiração: Vai ter shortinhos sim!

CARTA PARA
Colégio Criativo
Não preciso me dar ao respeito porque ele é meu por direito.

Entre na conversa...