15 de December de 2018

Mapa do patrimônio cultural paulista inclui Marília e reúne áudios, vídeos, imagens e textos online

Uma iniciativa da Abaçaí Cultura e Arte, instituição sem fins lucrativos e de direito privado voltada a valorizar a arte e a cultura brasileira, o Mapa do patrimônio cultural paulista contempla a diversidade das manifestações de folclore e cultura popular no estado de São Paulo. O visitante tem acesso a conteúdos organizados por regiões, por modalidade de expressão, por tipo de recurso digital (áudio, vídeo, texto).

A proposta do projeto, que tem a direção cultural de Toninho Macedo, é de que o mapeamento do patrimônio imaterial de cultura de São Paulo esteja em constante atualização. Os visitantes também podem contribuir, enviando informações a respeito de tradições como festas, ritos, ofícios, lugares, brincadeiras da sua região ou de algum local que conheça, dentro do estado de São Paulo.

Você também pode informar sobre artesãos, (pessoas ou comunidades) que mantenham tradições culinárias e instituições que acredita serem importantes.

Região de Marília

A região de Marília esta representada no Mapa do Patrimônio Cultural paulista com as seguintes manifestações de folclore e cultura popular: Bom JesusCatiraCavalariasCentro de PeregrinaçãoCorpus ChristiCosme e DamiãoEncontro de Folias de ReisFolias de ReisProcissão nas Águas e Romaria. Cada manifestação pode ser acessada via um mapa interativo, localizado na página http://abacai.org.br/patrimonio_imaterial/marilia/, conforme podem ver abaixo. O site irá crescer por meio de constantes atualizações de informações e permite participações/colaborações.

Mapa do patrimônio cultural paulista
Mapa do patrimônio cultural paulista

Entre na conversa...