Brasil quer ampliar comércio de alimentos e produtos agropecuários

Brasil é um dos grandes players da soja no mundo. Foto: Reprodução Internet

AMPLIAÇÃO

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) autorizou a publicação do acordo de cooperação técnica com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) para o desenvolvimento de uma estratégia de ampliação do comércio de alimentos e produtos agropecuários brasileiros no mercado mundial. O acordo prevê três eixos de atuação: eventos de promoção comercial e imagem; atração de investimentos; e inteligência comercial.

REUNIÃO

39ª Sessão da Comissão do Codex Alimentarius (Código Alimentar). Delegados de 188 países membros se reunirão em Roma, de 27 de junho para 5 dias de discussão e debate na sessão 39 da Comissão do Codex Alimentarius (Código Alimentar) para adotar novas normas e diretrizes internacionais relativas à segurança alimentar e práticas justas no comércio de alimentos. Este encontro anual é uma oportunidade de adotar novas normas internacionais sobre tópicos específicos. Além disso, haverá eventos paralelos em toda a sequenciação do genoma e da segurança alimentar e da carga global de doenças transmitidas por alimentos.

CANDIDATURA

Foi oficializada a candidatura brasileira à presidência da Comissão do Codex Alimentarius (CAC), com a indicação do fiscal federal agropecuário e médico veterinário Guilherme Antonio da Costa Jr. Esta é a primeira vez que o governo brasileiro indica um nome para concorrer a presidente do Codex. Criada em 1963 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a CAC é reconhecida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como referência internacional para a solução de disputas sobre inocuidade alimentar e proteção da saúde do consumidor.

AVALIAÇÃO

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou no dia 23 de junho, em Avaré, reunião da Câmara Setorial de Milho, que discutiu o atual cenário da produção e venda da cadeia. O encontro foi na Casa da Engenharia – Crea. O pesquisador da Secretaria que atua no Instituto de Economia Agrícola (IEA), Maximiliano Miura apresentou panorama da oferta e demanda do produto no Estado de São Paulo. O setor de milho é importante gerador de renda no território paulista, ocupando o oitavo lugar na produção agropecuária do Estado.

RECUPERAÇÃO

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou o Decreto nº 62.021, de 14 de junho de 2016, instituindo o Projeto Recuperação de Matas Ciliares, Nascentes e Olhos D’água, no âmbito do Programa de Incentivos à Recuperação de Matas Ciliares e à Recomposição de Vegetação nas Bacias Formadoras de Mananciais de Água – Programa Nascentes, que será implementado com recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – O Banco do Agronegócio Familiar – (Feap/Banagro).

PECUÁRIA SOLIDÁRIA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apoiou a 5ª edição do Leilão Pecuária Solidária, que foi realizado na capital paulista, no dia 17 de junho, no Mezanino da Bienal do Ibirapuera. A iniciativa do leiloeiro Eduardo Gomes integrou a programação da Intercorte 2016 – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, e terá sua renda revertida para entidades assistenciais.

EMBALAGENS

mauricio

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), unidade do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) sediou a 20ª Conferencia Mundial de Embalagem da Associação dos Institutos de Embalagem (IAPRI). O evento teve início no dia 12 de junho, em Campinas, com a presença de especialistas internacionais do segmento de embalagens. O Brasil foi eleito para receber os pesquisadores e especialistas do mundo todo que compartilharam descobertas e pesquisas na área de design de embalagem, produção, aplicação e inovação, bem como distribuição e logística.

Entre na conversa...