17 de January de 2019

Marília recebe ações do Movimento “Compre do Pequeno Negócio”

Comércio de Marilia
Consumidores na área central de Marília. Foto: Divulgação

Lojas de calçados, padarias, lanchonetes, entre tantos outros segmentos localizados nos bairros são tão comuns que nem sempre percebemos como esses pequenos negócios contribuem para o fortalecimento da economia.

Em todo o Brasil, são mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas, além de cinco milhões de Microempreendedores Individuais (MEI), e 5,2 milhões de produtores rurais. Juntos, eles geram mais de 50% dos empregos formais no país e são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Como forma de fortalecer e valorizar esses pequenos negócios, que vem tendo quedas consecutivas em seu faturamento, o Sebrae lidera uma iniciativa que vai revolucionar as comemorações relativas ao dia 5 de outubro, data em que é comemorado o dia nacional da micro e pequena empresa. Trata-se do Movimento Compre do Pequeno Negócio (http://www.compredopequeno.com.br/), cujas ações visam conscientizar a população sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir.

“Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Com esse movimento, esperamos que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando sua cidade e ajudando a economia”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Em Marília, o Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP irá promover o evento ‘Compre do pequeno’, que visa intensificar o contato e negócios entre as micro e pequenas empresas. Gratuitas, as atividades acontecem em 5 de outubro, na sede do ER de Marília, localizado na Avenida Brasil, 412.

Durante o período, os participantes serão orientados sobre planejamento de vendas e a importância de parcerias estratégicas. A atividade também prevê a realização de sessões de Pitch, uma oportunidade para que as empresas se apresentem ao público presente e, dessa forma estimulem a troca de experiências, parcerias e geração de negócios.

E, como forma de celebrar entre as empresas e seus consumidores a importância dos pequenos empreendimentos na economia nacional, o “Dia D” do Movimento “Compre do Pequeno Negócio”, acontece junto ao início da “Semana do Empreendedor”, realizada de 5 a 10 de outubro pelo Sebrae-SP em todo o Estado. Estão programadas mais de 1.100 atividades, que seguem até sábado (10), com capacitações nos 33 escritórios regionais, abrangendo o interior, região central e os quatro cantos da capital paulista.

A Semana do Empreendedor visa reforçar a orientação para empresários com ações focadas na superação da crise econômica e caminhos práticos para trabalhar aspectos fundamentais para essas empresas, que vão da simples melhoria de uma vitrine até planejamento de marketing, controle das finanças, tomada e utilização consciente de crédito.

“Com a realização dessas atividades, buscamos estimular as parcerias entre as pequenas empresas de nossa região. Isso leva a inovação, melhoria do desempenho, competitividade e, ao mesmo tempo promove a geração de negócios”, destaca Marcelo Montagnana, gerente do ER de Marília.

Podem se inscrever micro e pequenas empresas de todos os segmentos (indústria, comércio, serviços, agronegócios e empreendedores individuais). Vagas limitadas. Mais informações no telefone (14) 3402-0720 ou pelo site: http://www.compredopequeno.com.br/

Entre na conversa...