19 de May de 2019

Comissão de Residência Médica da Famema tem novo coordenador

O Dr. Evandro Palacio é o novo coordenador da COREME (Comissão de Residência Médica) da (Famema) Faculdade de Medicina de Marília. Subordinada à Diretoria da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Famema, a COREME oferece Programas de Residência Médica em 25 áreas de conhecimento da Medicina, promovendo o treinamento e qualificação de médicos para inserção no modelo de saúde do país. Os programas são credenciados junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), subordinada à Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu/MEC). Atualmente conta com 193 vagas credenciadas, sendo oferecidas 83 vagas para R1 a cada ano, de acordo com a CNRM.

Após ser nomeado pelo Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Paulo Roberto Teixeira Michelone, o novo coordenador foi apresentado oficialmente aos supervisores, preceptores e representantes de programas. O Dr. Evandro Palacio substitui o Dr. Tarcísio Adilson Ribeiro Machado, que atuou por dez anos na coordenação da COREME. Convidado pela Direção Geral, Dr. Tarcísio Machado aceitou um novo desafio na Instituição, na área de Urgência e Emergência.

“Agradeço o apoio da Diretoria da Famema e me coloco a disposição do Dr. Evandro para auxiliá-lo na coordenação da COREME. Durante minha atuação, procurei reestruturar o Programa de Residência Médica. Essa meta só foi possível com a colaboração de todos os envolvidos”, disse o Dr. Tarcísio Machado.

O novo coordenador da COREME e o Diretor Geral da Famema estão agendando reunião com a Drª Irene Abramovich, Coordenadora dos Programas de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para explanação sobre a ampliação na concessão do número de bolsas e a implantação de novos programas de residência médica na Famema. “Já estamos mantendo os contatos necessários para possibilitar ampliar a residência médica e dar sequência ao trabalho desenvolvido na reestruturação da COREME na Instituição. Publicamente confirmo o convite para que o Dr. Machado possa me auxiliar nessa nova etapa”, adiantou o Dr. Evandro Palacio.

Em 2014, todas as bolsas aos residentes R1 são pagas pela FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Estado de São Paulo), também com previsão de pagamento para o ano que vem. Já foi solicitada à CNRM, a criação para novos programas de residência médica na Famema para as especialidades de Neurocirurgia, Oncologia Clínica e Radioangiologia, e, ainda, o aumento no número de vagas para as especialidades de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Entre na conversa...