21 de July de 2019

Juiz Márlon Reis ministra aula magna na cidade

Magistrado é autor do livro “O Nobre Deputado” e um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa
Magistrado é autor do livro “O Nobre Deputado” e um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa

A MATRA – Marília Transparente, em parceria com o UNIVEM (Centro Universitário Eurípides de Marília), realizará hoje (25) uma palestra com o juiz Márlon Reis sobre o tema Juventude, Democracia e Eleições. Considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes, é autor do livro “O Nobre Deputado” e um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, que impede a participação eleitoral de candidatos que tenham sofrido condenações criminais em âmbito colegiado.

A lei, fruto de uma iniciativa popular, foi aprovada após a coleta de 1,6 milhões de assinaturas e a mobilização de outros milhões de brasileiros. Foi aplicada pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2012, barrando mais de 900 candidatos fichas sujas em todo o Brasil.

Durante as últimas eleições municipais, foi o primeiro juiz brasileiro a exigir divulgação antecipada dos nomes dos doadores de campanha eleitoral. Posteriormente essa determinação foi aplicada em âmbito nacional.

O magistrado Márlon Reis também é idealizador e fundador, juntamente com lideranças sociais, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) – rede de abrangência nacional que reúne 50 das mais importantes organizações sociais brasileiras e que congrega 330 comitês locais espalhados por todo o país. Por meio do MCCE, o juiz iniciou trabalhos de mobilização para a conquista da mudança do sistema eleitoral brasileiro por meio de uma reforma política de iniciativa popular.

Entre na conversa...