Atendimento humanizado: Hospital Espírita recebe selo de qualidade

HEM posam para foto. Foto: Divulgação.
Colaboradores do HEM posam para foto. Foto: Divulgação.

O atendimento humanizado e de excelência de qualidade do Hospital Espírita de Marília (HEM) foi comprovado mais uma vez. Agora por meio de certificação de uma das entidades filantrópicas mais respeitadas do país: o CEALAG (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão). A entidade está avaliando todos os hospitais de Marília e região, em parceria com a CPFL Energia, e acaba de conceder o “selo prata” ao HEM.

[contextly_auto_sidebar]Programa de Revitalização de Hospitais Filantrópicos, realizado pelo CEALAG e patrocinado pela CPFL Energia, é desenvolvido desde 2005 com objetivo de elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços de saúde prestados às comunidades, com critérios de excelência sistematizados pela Fundação Nacional da Qualidade.

Trata-se de um trabalho realizado durante dois anos nas instituições. Gestores e consultores do CEALAG constroem o planejamento estratégico anual, criam e revisam indicadores administrativos, financeiros, revisam procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, ambientais e sociais. O programa já beneficiou mais de 80 entidades do interior de São Paulo e capacitou aproximadamente 34 mil profissionais e atualmente está sendo realizado na região de Marília.

De acordo com o diretor-presidente do HEM, Vicente Armentano Jr, a equipe de consultores do CEALAG visitou a instituição, apresentando esse planejamento estratégico, ou seja, uma série de metas que deveriam ser cumpridas no prazo de dois anos. E logo no primeiro ano de avaliação o Hospital Espírita mostrou uma grande evolução, tanto que já recebeu o “selo prata”.

“Isso vem comprovar mais uma vez o trabalho sério e humano que o HEM realiza em prol dos seus pacientes. E isso só é possível graças aos nossos colaboradores, voluntários e a mantenedora espírita”, enfatizou Vicente Armentano Jr.

Ele observou que o trabalho prossegue, já que até o fim do ano haverá uma nova avaliação. O selo de qualidade é equivalente ao programa “ISO” de qualidade, mas voltado aos hospitais filantrópicos.

História do Hospital

Com 67 anos de fundação, o Hospital Espírita de Marília atende em sua grande maioria (cerca de 90%), pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), contando com uma equipe multidisciplinar que procura oferecer condições para que possam recomeçar a vida em sociedade, como cidadãos úteis e produtivos.

Esse trabalho tem uma participação importante de voluntários. Hoje, são cerca de 40 pessoas que atuam diretamente em atividades durante o ano todo, como Grupo Amor Solidário, bazar “Cara Nova”, eventos como feijoada e bacalhoada, bem como a participação dos clubes do Rotary, Maçonaria e assistência espiritual. Esses voluntários contam com um apoio ainda maior em atividades especiais, como o “Natal dos Moradores”.

Entre na conversa...