Agronegócio: você conhece o hambúrger verde, feito da fibra do caju?

As fibras do caju são geralmente descartadas nas fábricas de suco, mas a Embrapa Agroindústria Tropical no Ceará desenvolveu uma maneira de reutilizá-las. Foto: Embrapa.
As fibras do caju são geralmente descartadas nas fábricas de suco, mas a Embrapa Agroindústria Tropical no Ceará desenvolveu uma maneira de reutilizá-las. Foto: Embrapa.

MEL. Esta tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei 7948/2014, de autoria do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD/RS), que dispõe sobre o exercício profissional de apicultor e meliponicultor, pretende cobrar dos produtores a certificação e curso de formação específica. Hoje, existem no Brasil mais de 300 mil apicultores e uma centena de unidades de processamento de mel, que juntos empregam, temporária ou permanentemente, quase 500 mil pessoas em 2 milhões de colmeias, segundo estimativas da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA). Trata-se de produtores que sempre exerceram a atividade milenar de forma artesanal, tecnificada ou arcaica, sem necessidade de diploma.

HONDURAS. O Centro de Desenvolvimento Agrícola (CEDA) da cidade de Comayagua, localizada em Honduras, na América Central, foi o cenário onde se reuniram técnicos e estudantes, no período de 26 a 30 de outubro último, para participar do Curso de Produção de Sementes de Hortaliças, atividade capitaneada pelo pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) Warley Nascimento.

LEITE. Com a chegada das águas nas principais regiões produtoras de leite em setembro, a produção aumentou e o valor pago ao produtor em outubro teve a segunda queda consecutiva, considerando-se a “média Brasil” (MG, PR, RS, SC, SP, GO e BA). De acordo com pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, o preço líquido (sem frete e impostos) recebido pelo produtor recuou 1,15% de setembro para outubro, com a média indo para R$ 0,9731/litro.

HAMBÚRGUER VERDE. A Embrapa Agroindústria Tropical (CE) desenvolveu duas formulações para fabricação de hambúrguer tendo como principal ingrediente a fibra do caju – um coproduto abundante nas fábricas de suco, que normalmente é descartado. Uma delas, projetada para a produção industrial, prevê a incorporação de proteína de soja, além de outros ingredientes, e requer equipamentos industriais. A outra formulação apresenta como base proteica o feijão-caupi (também conhecido como feijão-de-corda) e foi planejada para a produção doméstica, com o objetivo de oferecer uma alternativa de renda a agricultores familiares.

GRAMÍNEAS. Diversas características das forrageiras tropicais favorecem sua utilização em Integração Lavoura-Pecuária (ILP) como: crescimento mais lento na fase inicial com menor competição com a cultura associada; maior tolerância à acidez e ao alumínio tóxico; sistema radicular mais profundo, que confere maior tolerância à seca e maior reciclagem de nutrientes; boa tolerância ao sombreamento apresentado por diversas cultivares.

OVOS. Recuperando-se das perdas enfrentadas em setembro (quando seu preço recuou quase 9% em relação ao mês anterior), o ovo – mesmo enfrentando retrocesso de preços após o “período áureo” de comercialização do mês – obteve boa evolução de preços no decorrer de outubro. O valor médio registrado (base: caixa de 30 dúzias do ovo branco extra comercializada no atacado da cidade de São Paulo) apresentou valorização de 12,33% sobre o mês anterior e, com isso alcançou a terceira melhor média do ano, ficando aquém, apenas, dos bons preços registrados no período de Quaresma, entre fevereiro e março de 2015.

MANDIOCA. Produtores consultados pelo Cepea seguem postergando a colheita de raiz de mandioca, diante do pequeno rendimento de amido e dos baixos preços dos últimos períodos. Além disso, agricultores não têm necessidade imediata de comercialização e muitos têm expectativas de altas mais expressivas nas cotações nas próximas semanas, o que também influenciou na retração vendedora. No geral, a oferta segue em queda, o que, consequentemente, tem reduzido o processamento na indústria de fécula e elevado a ociosidade industrial. Neste cenário, os preços da raiz subiram no final de outubro em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea.

Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com. Boa semana e um forte abraço.

Entre na conversa...