19 de July de 2019

Comissão dos Registros Históricos grava depoimentos de moradores do distrito de Avencas

Distrito faz parte da história de povoação da zona rural de Marília

Visita colheu depoimentos em projeto da Comissão dos Registros Históricos para resgate da memória dos distritos rurais de Marília. Foto: Mauro Abreu
Visita colheu depoimentos em projeto da Comissão dos Registros Históricos para resgate da memória dos distritos rurais de Marília. Foto: Mauro Abreu

Localizado a 20 quilômetros da área urbana de Marília, o distrito de Avencas contribuiu para a povoação da zona rural da cidade. No último dia 16 de setembro a Comissão dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília registrou uma parte desta história.

Liderados pelo vereador José Expedito Capacete (PDT), membros da comissão e equipe técnica da emissora legislativa TV Câmara (canais 21 da NET e Life e sinal digital aberto 61.3), colheram depoimentos de moradores tradicionais da localidade e imagens foram captadas de diversos trechos do distrito.

Conforme informou o presidente da Comissão dos Registros Históricos, vereador Capacete, integrantes de famílias tradicionais, que ajudaram a construir a trajetória de Avencas e de sua população, deram valorosas contribuições ao relatar importantes momentos do distrito. “Conversamos com pessoas que praticamente cresceram e passaram a vida toda em Avencas, demonstrando todo seu amor e toda sua dedicação pelo distrito”.

Os relatos dos moradores Lúcia Barrivieira Trevisan e Ernesto Pontello estão, agora, no acervo do projeto que resgata a memória da vida nos distritos rurais de Marília. A Comissão dos Registros Históricos já esteve em outras localidades, como Amadeu Amaral e Lácio. As entrevistas dos moradores de Avencas foram feitas pelo integrante da Comissão, Luiz Arnaldo Cunha Azevedo. Também acompanharam o trabalho de campo os membros Antônio Martinelli, Sirley Guarezzi e Maria Cristina Paoliello. O próximo distrito a receber a visita dos integrantes será o de Padre Nóbrega.

Entre na conversa...