22 de August de 2018

Use as férias para obter crescimento profissional

Unidade do Senac de Marília. Foto: Internet.

Experiência e qualificação, estes são os principais fatores que o os empregadores utilizam para decidir a contratação de um novo funcionário. E, diante da crise econômica, é importante que o candidato tenha ao menos uma dessas características bem desenvolvidas para se tornar competitivo.

[contextly_auto_sidebar]Por exemplo, quando falta experiência, é na qualificação que as empresas avaliam se o perfil dos candidatos está de acordo com a vaga oferecida. No entanto, possuir certificação só é eficiente quando há critérios claros. “Quanto mais conectado com as necessidades do mercado o curso estiver, maiores as chances de crescimento profissional e empregabilidade”, afirma Rita de Cássia Holanda, gerente do Senac Marília.

Por isso, é preciso atenção ao decidir por uma área para a qualificação ou formação continuada. Procure, antes de tudo, saber quais são as lacunas em seu currículo. Ao analisar sua área de atuação, verifique quais são as possibilidades de crescimento e quais são as capacidades que devem ser desenvolvidas.

Cursos de curta duração, por exemplo, são uma das opções para preencher essas lacunas. A dica é analisar qual é a sua disponibilidade. Uma boa estratégia é aproveitar períodos de férias ou recesso. A mudança temporária de rotina pode ser usada para se capacitar ou se especializar em sua área de atuação.

“Esses cursos mantêm você atualizado e conectado com as principais mudanças no mundo profissional”, observa Rita. Por isso, é importante ter um olhar para o futuro e verificar de que forma o conteúdo do curso poderá ser usado no mercado. Lembre-se, a certificação deve ter impacto prático em sua atuação.

“O importante na hora de escolher um curso é buscar saber o que ele pode agregar de valor ao seu trabalho ou no desenvolvimento de outras áreas afins à sua atuação”, orienta Rita.

As capacitações rápidas ainda possibilitam o contato com outros profissionais, o famoso networking. “Isso pode abrir novas perspectivas de trabalho ou trocas de experiências”, explica a gerente do Senac Marília.

Já para um bom aproveitamento, é importante manter o foco. “Você deve estar disposto a colocar em prática o aprendizado adquirido, aperfeiçoar-se constantemente e saber que não existem respostas prontas e sim constantes desafios que devem ser vencidos em um mundo extremamente dinâmico”, finaliza a gerente.

Senac Marília oferece cursos em diversas áreas

Aos interessados em aproveitar o começo do ano para se atualizar, o Senac Marília oferece vagas para diversos cursos com início e término em janeiro. Entre eles estão A Arte de Encantar o Cliente, Administração e Planejamento da Produção, Gerência e Supervisão de Pessoal, Logística,Marketing e Vendas, Administração de Salão de Beleza, Design de Sobrancelhas com Retirada de Pelos com Pinça e Correção com Hena, Atendimento de Enfermagem na PCR do Adulto ePrimeiros Socorros. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no Portal Senac:www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700. O Senac Marília fica na rua Paraíba, 125 – Centro.

Entre na conversa...