Secretaria da Juventude e Cidadania e Oficina Cultural promovem a palestra “A Viagem das Palavras”

Foto: Wikimedia

Em comemoração ao Dia Internacional da Memória do Tráfego Negreiro e da sua Abolição, a Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania – por meio da Coordenadoria de Políticas para a Igualdade e com o apoio da Oficina Cultural Tarsila do Amaral – realiza, nesta terça-feira (23), às 19h, a palestra “A Viagem das Palavras”. O evento será promovido na sede da Oficina Cultural, localizada na Avenida Nelson Spielmann nº 593, na área central da cidade.

A palestra, que será ministrada por Antonio Primo – professor de História e por Antonio Magnani – especialista em Literatura Brasileira e Africana, mostra a tragédia do tráfico de escravos e a linguística deixada como herança, difundindo conhecimentos sobre a contribuição dos escravos para a formação da Língua Brasileira. A entrada é livre.

A data de 23 de Agosto é o “Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição”, estabelecido em 1997 por iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), sendo celebrado anualmente desde 1998.

Foi escolhido o dia 23 para a celebração em referência à noite de 22 para 23 de agosto de 1791, quando escravos de São Domingos (atualmente Haiti e República Dominicana) se revoltaram contra o sistema de escravidão, dando lugar à independência do Haiti.

Segundo a Coordenadoria de Políticas para a Igualdade, lembrar este dia é também prestar homenagem aos que lutaram pela liberdade. Reconhecer as suas contribuições insubstituíveis para o acontecimento, como um ponto de viragem na história humana, tendo um grande impacto no estabelecimento dos direitos humanos, que é de extrema importância; uma oportunidade para uma homenagem coletiva da tragédia do tráfico de escravos na memória coletiva de todos os povos; uma continuidade da luta pela liberdade contra os preconceitos raciais herdados do passado e contra as novas formas de escravatura que persistem até hoje.

A UNESCO divulga todos os anos uma mensagem em memória deste dia e faz um convite aos governos e às organizações para aumentarem os seus esforços de reconciliação e para compartilharem as suas iniciativas.

Sobre Prefeitura de Marília 495 Artigos

Divulgação e Comunicação sob a responsabilidade de Carlos Bonatelli. Administração 2012-16 de Vinícius Camarinha (PSB).

Contato: Website

Entre na conversa...