Arnaldo Jardim destaca a qualidade de vida com a segurança alimentar

Secretário Arnaldo Jardim destacou a importância dos Conseas. Foto: Divulgação.
Secretário Arnaldo Jardim destacou a importância dos Conseas. Foto: Divulgação.

O 1º Seminário de Segurança Alimentar realizado nesta segunda-feira em Marília teve cerca de 500 participantes representando mais de 50 municípios.

O evento foi realizado no auditório da reitoria da Unimar (Universidade de Marília) e contou com a participação do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim (PPS).

“Gostei muito do grande envolvimento de participantes no evento.Os municípios estão muito bem representados. O objetivo é debater desde a produção de alimentos até o consumo, dentro de uma alimentação de qualidade e regrada, combatendo-se a desnutrição e a obesidade. Para isso é preciso um planejamento envolvendo União, estados e municípios. A segurança alimentar visa a produção dos alimentos com qualidade, tornando-os acessíveis a todos com uma educação forte”, afirmou o secretário.

Jardim destacou que o agronegócio tem sido o sustentáculo da economia brasileira e por isso tem total apoio do governador Geraldo Alckmin.

“A meta é incentivo, desde o pequeno ao grande produtor e pecuarista. Esse seminário visa o incentivo à agricultura familiar. Reunir representantes da sociedade civil, com funcioários da nossa Secretaria abre o diálogo para criarmos meios para promover a segurança dos alimentos”, concluiu.

O secretário ressaltou que o Consea-SP é um órgão de assessoramento ao governador Geraldo Alckmin, cujo objetivo é propor as diretrizes de uma Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Ele deve buscar suporte nas estruturas que a Secretaria de Agricultura disponibiliza, por meio dos seus seis institutos e 14 polos regionais de pesquisa, da assistência técnica e extensão rural, da busca pela sanidade da produção agrícola e pecuária paulista e dos programas de desenvolvimento do agronegócio.

O presidente do Consea estadual (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), Érico Antonio Pozzer afirmou que é fundamental que conselho regional seja forte.

“A meta sempre é primeiro estimular os produtores rurais e os agricultores familiares. Depois, um mercado de consumidores dinâmicos garantindo o acesso da população aos produtos de qualidade. A reta final é uma educação alimentar forte no combate a má alimentação e obesidade, começando-se pelas crianças. É uma questão de saúde pública”, disse.

A presidente do Consea municipal, Mara Sílvia Marconato, destacou ser muito importante a grande participação de toda a região.

“Um programa bem elaborado, com uma retaguarda forte politicamente, vai garantir uma proposta dinâmica na prática na região de Marília”, ressaltou.

O Conselho tem apoio de várias secretarias municipais como Agricultura, Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social como Juventude e Cidadania.

Já o presidente do Consea regional, Hélio César Vilani, afirmou ser muito importante o intercâmbio de toda a região nessa proposta. Queremos qualidade, desde a produção até o consumo, buscando-se hábitos alimentares saudáveis”, afirmou.

Durante o evento, quatro palestras foram ministradas:

  • “A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável” por José Valverde, secretário executivo do Consea-SP.
  • “10 passos da alimentação” pela nutricionista Camila Maria Arruda, docente da Unimar e membro do Consea de Marília.
  • “Sistema de Compras Públicas da Agricultura Familiar” por Michel Reche Beraldo – coordenador da Codeagro(Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios)
  • “Associativismo e Cooperativismo: as organizações rurais nos mercados institucionais” por Diogenes Kassaoka – diretor da Codeagro.
Sobre Prefeitura de Marília 495 Artigos

Divulgação e Comunicação sob a responsabilidade de Carlos Bonatelli. Administração 2012-16 de Vinícius Camarinha (PSB).

Contato: Website

Entre na conversa...