15 de December de 2018

Aquecida, área de TI oferece oportunidades

Foto: Internet.

Tudo em rede e a um clique. Mais que cômodo, tornar o ambiente de trabalho em virtual é o caminho para obter redução de custos e aumentar a produtividade. Esses são dois componentes da competitividade. E a área de Tecnologia de Informação (TI) é a grande aliada de empresas e organizações nesse objetivo.

Prova disso é que, segundo a Catho, agência on-line de divulgação de postos de trabalho, 10.105 novas vagas foram oferecidas no país entre janeiro e junho deste ano na área de TI. Isso representa um crescimento de 44,2% da oferta na área em relação ao ano passado. O que, segundo especialistas, mostra que TI está na contramão de outros setores, que passam por um momento de retração.

“Um dos principais motivos para a expansão diante das dificuldades do país é que as empresas, mesmo diante da crise, precisam criar alternativas para produzirem mais”, afirma Paulo Roberto de Mello Cardoso, docente do Senac Marília na área de tecnologia da informação.

Além disso, o momento pede inovação. “As empresas buscam se reinventar e criar novas alternativas”. Por isso, segundo o docente, o maior número de vagas é a para área de desenvolvimento. Há também demanda por especialistas em Dot.Net, PL-SQL e Java. “No ano passado, juntas, essas áreas somaram 28% das oportunidades preenchidas”.

No entanto, vagas para setores como infraestrutura, analistas de suporte, consultoria de sistema operacional e administração de bancos de dados também são encontradas. A abrangência de ofertas mostra que a procura de mão de obra qualificada não é restrita a um segmento e até mesmo a certas localidades.

Marília, já conhecida como a “capital nacional do alimento”, hoje está se tornando a capital da Tecnologia da Informação; são mais de 100 empresas criadas na área de desenvolvimento de softwares na cidade que, hoje, já atrai grandes grupos.

E como aproveitar o bom momento do setor? Além da formação, é preciso estar atento a mudanças do mercado. “A nova realidade exige que o profissional de TI tenha sua capacidade de comunicação desenvolvida, a fim de poder entender os requerimentos operacionais e estratégicos das corporações para traduzi-los em ações que gerem retorno”.

Por isso, é recomendado possuir perfil interdisciplinar. “É importante que, além do conhecimento técnico, o profissional seja capaz de atuar em todos os níveis, desde a interação com clientes, fornecedores, acionistas e usuários e seus pares para que possa entender às demandas e se fazer compreendido de forma eficiente”.

Senac tem novidades na área de tecnologia

Aos interessados em atuar na área, o Senac Marília oferece vagas para três novos cursos na área de tecnologia da informação. No próximo dia 25 de agosto, começam as aulas da turma de Fundamentos do Ubuntu Linux. Introdução à Prática da Programação tem início previsto em 8/9. Já no dia seguinte, 9/9, será a vez do curso SketchUp Pro. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo site www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700.

Cursos

Fundamentos do Ubuntu Linux

  • Data: 25/8 a 29/9
  • Horário: de terça e quinta-feira, das 19 horas às 22 horas
  • Duração: 32 horas

Introdução à Prática da Programação

  • Data: 8/9 a 29/9
  • Horário: de terça e quinta-feira, das 19 horas às 22 horas
  • Duração: 20 horas

SketchUp Pro

  • Data: 9/9 a 9/10
  • Horário: de segunda, quarta e sexta-feira, das 19 horas às 22 horas
  • Duração: 40 horas

Entre na conversa...