22 de November de 2019

Começa cadastramento de crianças para a Central de Vagas da Educação municipal

Atual secretária da Educação, Fátima Gatti.
Atual secretária da Educação, Fátima Gatti. Foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília.

A Secretaria Municipal da Educação abriu nesta segunda feira as inscrições para a Central de Vagas das crianças fora da rede escolar. O objetivo, é o ingresso para o ano letivo de 2016. O prazo vai até três de outubro.

Segundo a secretária Fátima Gatti, o cadastramento poderá ser feito nas próprias escolas.“Depois, essas inscrições passarão por uma seleção para se definir em qual unidade a criança deverá ser matriculada. Nenhum aluno ingressa hoje na rede municipal sem a triagem da Central de Vagas. O objetivo determinado pelo prefeito Vinicius Camarinha com a novidade na sua gestão, é disciplinar o acesso com transparência”, disse Fátima.

Os critérios a serem observados são os seguintes:

  1. Endereço residencial, envolvendo a área de abrangência da escola.
  2. Irmão matriculado
  3. Renda per capita
  4. Beneficiário do programa Bolsa Família
  5. Mãe trabalhadora
  6. Local de trabalho do responsável próximo à escola

“Esse cadastramento não é ainda a matrícula da criança. Depois será lançada uma lista de classificação por escola. As unidades escolares com a finalidade de berçário e creche sempre apresentam grande procura. Gradativamente o prefeito Vinicius está atacando o déficit já que a cidade ficou por muitos anos sem esse investimento. Para o início de 2016 queremos disponibilizar mais 300 vagas de quatro meses a três anos nas Emeis da Vila Barros e do Califórnia. Também já está em obras a Emei creche do Jardim Cavallari e outras estão previstas para o ano que vem”, explicou Fátima Gatti.

Ela confirmou ainda que a partir de 2016 a Emei “Ciranda Cirandinha” atenderá em período integral as turmas Nível III e Maternal I e II. As Emefs(Escolas Municipais de Ensino Fundamental) “Cecília Guelpa”, no Aniz Badra, e “Paulo Freire”, no Teotônio Vilela, serão transformadas em escolas de período integral como as “Nicácia Garcia Gil”, no Jardim Marajó, e “Célio Corradi”, na Vila Altaneira.

O calendário na rede municipal de Ensino será o seguinte para 2016:

  • Dias 29 e 30/09 e 01/10 – Rematrículas e transferências dos alunos em continuidade nas Emeis.
  • 03,04 e05/11 – Inscrições novas nas escolas por critério
  • 06 e 09/11 – Classificação da lista por critério
  • 10/11- Divulgação das listas por critérios
  • 11,12 e 13/11 Período de matrículas por critérios na escola e dos inscritos na Central de Vagas em 2015
  • Janeiro de 2016 – Divulgação da lista de espera pela Central de Vagas.

Entre na conversa...