24 de June de 2019

Reclamações da população e denúncia marcaram sessão da Câmara

Foto: Camar.

A Sessão da Câmara dos Vereadores de Marilia do dia 20 contou com 125 Indicações, um número alto e que chama a atenção. A indicação é um instrumento legislativo pelo qual o vereador recebe uma reclamação popular e provoca outro órgão público à tomar providências sobre um problema na cidade de sua responsabilidade.

Destas, a maioria das reclamações, 74, foram para pedidos de tapa buracos, ou seja, 60%; 18 foram pedidos para a Emdurb melhorar a sinalização das vias; 17 foram pedidos de melhorias na conservação da cidade; e 13 foram solicitação ao Daem.

Entre os Requerimentos que independem de discussão e votação, foram 14 votos de pesar. Entre os Requerimentos que independem de discussão, mas estão sujeitos à votação, foram 20 congratulações.

Já entre os Requerimentos que dependem de discussões e votação, a sessão foi marcada por um Requerimento do vereador Marcos Rezende (PSD), solicitando ao Bradesco a instalação de uma agência no bairro Santo Antonieta, na zona Norte. Cícero do Ceasa (PV) foi até a tribuna para mostrar que o vereador do PSD estava atrasado na história.

Cicero explicou que desde 2013 esta diretamente mobilizado em levar uma agência do banco ao bairro. De acordo com Cícero, tudo começou com um abaixo assinado que colheu mais de 5 mil assinaturas em 2013. No mesmo ano, Cícero e o vereador Damasceno (PSDB) se reuniram com o diretor do banco, Antonio Piovesan, quando escutaram a promessa de que em 2015 ou 2016 seria instalada uma agência no bairro.

A agência do Bradesco na zona Norte foi anunciada recentemente.

Pequeno Expediente

Duas posições marcaram o debate no Pequeno Expediente. O vereador Cícero usou novamente a tribuna para denunciar uma irregularidade envolvendo os contemplados para novos conjunto de prédios na cidade. Cícero questionou a lista de contemplados no sorteio do dia 01 de julho de 2015.

Sob responsabilidade da Emdurb e da Secretaria de Assistência Social, de acordo com o vereador do PV, nova lista divulgada no dia 11 de junho deste ano consta 74 pessoas que não foram sorteadas em 2015.

Cícero cobrou a necessidade de investigar o caso e afirmou que o material que ele tem em mãos será entregue ao MP (Ministério Público).

Já Damasceno chamou atenção para a falta de solução do poder público local para a reposição do reajuste salarial de 2013. Damasceno também apontou a péssima qualidade da Operação Tapa Buraco (Programa Mais Buraco) realizada pela Codemar.

O vereador tucano também lembrou que aguarda um retorno do secretário da Saúde, Hélio Benetti, a respeito da situação nos Postos de Saúde que acabam fazendo com que os idosos aguardem pela abertura e atendimento no frio e na chuva.

Entre na conversa...