20 de July de 2019

Confirmado: Tocha Olímpica passará por Marília dia 28 de junho

Tocha vai percorrer várias cidades, inclusive Marília. Foto: Divulgação.

Está oficializado. A tocha olímpica chegará à Marília no dia 28 junho, às 10h30 , procedente de Paraguaçu Paulista. O ponto de partida do trajeto será na Avenida Rio Branco, esquina com a rua Tupã e o percurso será encerrado na Praça Maria Izabel. A informação é do secretário municipal de Esportes, Gastão Pinheiro Junior.

[contextly_auto_sidebar]Ele recebeu mais uma vez a confirmação do Comitê Organizador. A informação é de que a tocha, principal símbolo dos Jogos Olímpicos, passará pelo estado de São Paulo por duas oportunidades: dias 27 e 28 de junho e depois entre 16 e 27 de julho. “De acordo com o Comitê. No dia 27 de junho, a tocha chegará à Presidente Prudente procedente do estado do Mato Grosso do Sul. No dia 28, às 8h30, estará em Paraguaçu Paulista e depois em Marília por volta de 10h30. No período da tarde, passará por Assis e depois será levada à Londrina. Depois de percorrer os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em trajeto de ida e volta, regressará a São Paulo para percurso de mais 41 cidades, entre 16 e 27 de julho. Inclusive, no dia 17 desse mês percorrerá Botucatu, Lençois Paulista e Bauru e no dia 18 julho estará em Jaú”, confirmou Gastão.

A tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, berço da competição, em 21 de abril. O primeiro atleta é carregá-la é um grego, que simbolicamente a entregará a um esportista brasileiro, ainda não divulgado. Depois de um revezamento organizado pelo Comitê Olímpico Helênico, em 27 de abril, ela será repassada ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em Atenas. Após exposição no museu do Comitê Olímpico Internacional e na Organização das Nações Unidas, chegará em 3 de maio a Brasília, de onde se inicia o revezamento pelo território brasileiro.

No Brasil, ela passará por mais de 300 cidades, carregada por 12 mil condutores em 100 dias. Cada pessoa deve levar a tocha por aproximadamente 250 metros. Os nomes das cerca de 35 pessoas que transportarão a tocha em Marília ainda não foram oficializados. São 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trajeto, até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto para abertura das olimpíadas. A competição irá prosseguir até o dia 21 daquele mês.

Entre na conversa...