12 de December de 2018

Conheça os artistas que darão o tom mariliense à Virada Cultural

Além da programação feita pela Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura também irá realizar uma programação paralela, para agradar ainda mais o público mariliense, com apresentações musicais, teatro, capoeira e contação de histórias. Todas as apresentações da Virada Cultural Paulista são gratuitas.

Espetáculo “Espectro”, da Cia. Teatral Tuia das Traia

Cia Tuia das Traias. Foto: Divulgação.
Cia Tuia das Traias. Foto: Divulgação.

O espetáculo propõe a discussão de um tema de relevância cada vez maior: o autismo. Tema relevante especialmente pela dificuldade de lidar com indivíduos que se comportam e sentem tão diferente do que estamos acostumados. E de relevância cada vez maior pelo aumento inacreditável da incidência de crianças nascidas com as características do chamado “espectro autista”. Falar e pensar sobre autismo é importante para nós e para eles. E é um exercício lindo de respeito e tolerância. Estamos precisando disso.

Eles se apresentarão no dia 21/05, às 21h, no Auditório Prof. Octávio Lignelli, localizado na Av. Sampaio Vidal, 245 – piso superior da Biblioteca Municipal.

Coral Canto em Qualquer Canto

Coral Canto em Qualquer Canto. Foto: Divulgação.
Coral Canto em Qualquer Canto. Foto: Divulgação.

Iniciando suas atividades em setembro de 1997 sob a regência de Alexandre Souto Mascaro, o Coral Canto em Qualquer Canto sempre teve preferência por interpretação de músicas populares brasileiras, executadas a capella e a quatro vozes. Também encontram-se em seu repertório músicas natalinas, sacras, indígenas e de outros países. O grupo tornou-se uma associação sem fins lucrativos em dezembro de 1998 e participou ativamente na organização de todas as 14 edições do Encontro de Canto Coral de Marília, sendo que, em quatro destas, a associação foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura através do ProAc – Programa de Ação Cultural, onde conseguiu recursos financeiros para realizar o evento.

Desde sua fundação, o grupo realiza seus ensaios na Paróquia N. S. Fátima, que cede gentilmente suas dependências. Atualmente o grupo conta com 18 integrantes que, de forma voluntária e com dedicação, continuam levando a boa música ao público de Marília e região.

Eles se apresentarão no dia 22/5, às 15h,  no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini – Av. Sampaio Vidal, S/N.

Orquestra Mariliense de Viola Caipira

Orquestra de Viola Caipira. Foto: Divulgação.
Orquestra de Viola Caipira. Foto: Divulgação.

O grupo se conheceu durante a Oficina de Viola Caipira, intitulada Primeiros Toques, exatamente para iniciantes ao aprendizado da viola caipira. Esta Oficina foi ministrada pelo violeiro Carlos Vergalim, formada por participantes de várias idades e situações sociais. Após a Oficina, em 2013, mais precisamente em junho, alguns dos participantes resolveram se juntar novamente para dar continuidade ao aprendizado da viola, bem como fazer pequenas cantorias, inclusive votando o nome de Orquestra Mariliense de Viola Caipira. Para surpresa outras pessoas que não haviam participado da Oficina vieram fazer parte do Grupo, onde já teve contra-baixo, hoje tem um percussionista, que dá suporte rítmico ao grupo, e outros novos que vieram tocar viola.

Atualmente vem fazendo parceria, em algumas músicas, com o Coral Canto em Qualquer Canto, o que tem causado grande apreço por quem os assiste. Contando, inclusive com ensino de técnica vocal aos participantes da Orquestra, oferecida por Alexandre Mascaro. A Orquestra tem feito apresentação na cidade de Marília, e em alguns Municípios vizinhos.

Eles se apresentarão no dia 22/5, às 15h,  no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini – Av. Sampaio Vidal, S/N.

Grupo Elam de Teatro – Espetáculo Sopa de Pedra

Elam. Foto: Divulgação.
Elam. Foto: Divulgação.

Espetáculo é baseado em um dos contos de Pedro Malasartes e outros contos e textos originários do mesmo. O Grupo ELAM tem como pesquisa o estudo da Cultura Popular Brasileira como um todo: O folclore, contos e cantos populares, religiosidade e liberdade de crenças e cultos, literatura e poesia, cordel…

Eles traduzem a ideia da “Sopa de Pedra” no Espetáculo de forma lúdica e divertida, em uma brincadeira cênica baseada nas situações da vida e comportamentos humanos. Estão presentes em críticas satirizadas: a avareza e a ganância, a fome e a gula, a velhice e o abandono, o famoso “jeitinho brasileiro” e a difícil batalha pela sobrevivência do artista que vive de sua arte.

Eles se apresentarão no dia 22/5, às 9h, no Palco interno, localizado no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini – Av. Sampaio Vidal, S/N.

Geração Art Capoeira

Geração Art Capoeira. Foto: Divulgação.
Geração Art Capoeira. Foto: Divulgação.

O grupo Geração Art Capoeira, coordenado pelo contra mestre Fabio Luiz Mattos Ribeiro (DUNGA), iniciou as atividades em janeiro de 2016. O grupo possui cerca de 70 integrantes entre alunos, graduados, estagiários e instrutores. Atualmente o grupo desenvolve vários trabalhos na cidade de Marília, dentre eles o projeto Capoeira No Espaço, que é gerido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, com aulas gratuitas para a população.

Eles se apresentarão no dia 21/5, às 17h, na Praça Mario Consentino, ao lado do Espaço Cultural.

Krêo Fidélis – Música, Amor e Liberdade

Krêo Fidélis. Foto: Divulgação.
Krêo Fidélis. Foto: Divulgação.

Músico multi-instrumentista, cantor, compositor e educador musical, Cleomar Francisco dos Santos, conhecido como Krêo Fidélis é natural de Lins e nasceu em 05 de dezembro de 1971. Oriundo de família de apaixonados pela música, Krêo aprendeu tocar violão, observando seu pai e suas irmãs. Mudou-se para Marília em 1982 e aqui descobriu seu amor pela música, tendo participado de diversas bandas e ajudado a construir a história cultural de nossa cidade. Pela primeira vez na Virada Cultural Paulista, Krêo Fidélis apresentará músicas autorais no Espaço Cultural.

As canções apresentadas no show falam da vida, do amor, da natureza e de sonhos, acompanhadas do inseparável violão. Atualmente, Krêo Fidélis está finalizando a gravação das músicas que farão parte desse show e que em breve estarão disponíveis.

Ele se apresentará no dia 22/5, às 16h30, no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini – Av. Sampaio Vidal, S/N.

Laerte Marques – Cantor e Compositor

Laerte Marques. Foto: Divulgação.
Laerte Marques. Foto: Divulgação.

Laerte Marques nasceu em São Bernardo do Campo, onde começou sua carreira de compositor aos 15 anos de idade quando ganhou troféu de melhor Samba Enredo na escola de Samba Unidos do Taboão. Aos 16 anos já começou cantar na noite Paulistana no Grupo Clave de Fá, trabalhou em casas noturnas como: Moema Samba, Barracão de Zinco, Villa Samba, Catedral do samba, Ceksabe, A Bodega e outras. Fazendo então amizades e parcerias com artistas, cantores e compositores da MPB assim como, Luis Vagner, Fernando Mendes, Anires Marx , Franco, Hildon, Jota Veloso, Bebeto, Dhema, Belchior que se tornou seu Padrinho Musical e outros.

Aos 20 anos gravou seu 1º compacto simples, aos 23 o 1º LP e fazendo assim nos anos seguintes um arquivo de 03 LPs autorais e uma participação no LP ‘Outras Estrelas’ como convidado de Belchior, músicas gravadas com Fernando Mendes, Equipe 84 e outros. Construiu uma carreira de cantor e compositor na noite Paulista por 38 anos.

Em Março de 2008 foi conhecer a cidade de Marília, onde fixou moradia até os dia de hoje. Compôs 2 músicas em Homenagem a cidade que foram muito executadas nas rádios locais e lhe rendeu quatro certificados de agradecimentos e uma medalha de Honras Cívicas da Câmara Municipal de Marília.

Ele se apresentará no dia 21/5, às 18h30, no Auditório Prof. Octávio Lignelli, na Av. Sampaio Vidal, 245 – piso superior da Biblioteca Municipal.

Mágico Igor Medeiros

Mágico Igor. Foto: Divulgação.
Mágico Igor. Foto: Divulgação.

Campeão brasileiro de mágicas, premiado no “1º Concurso Cultural de Mágicas – PDM” em Londrina/PR; Discípulo de Issao Imamura, o maior ilusionista do Brasil e um dos sete maiores do mundo; Já se apresentou em cidades como: São Paulo, Marília, Tupã, Presidente Prudente, Araçatuba, Londrina, Ourinhos, Dracena e Bauru; Especializado em Mágica Corporativa com médias e grandes produções; Coleciona mais de 30 participações na TV.

Ele se apresentará no dia 22/05, às 15h, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro.

 

 

Projeto 360º – Grupo Only Street Face

Projeto 360. Foto: Divulgação.
Projeto 360. Foto: Divulgação.

O Projeto 360º foi criado há mais de cinco anos, mas desde o ano de 2015 tem a parceria firmada com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e tem como objetivo difundir a cultura urbana dos quatro elementos (Hip Hop, graffiti , DJ e Rap), com aulas gratuitas para nossa população. Durante a Virada Cultural 2016, no dia 21 às 20h, o projeto estará trazendo o grupo de dança de rua, com uma coreografia inédita em Marília: Dança com luz negra e efeitos visuais. Imperdível!

Eles se apresentarão no dia 21/5, às 20h00, no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini – Av. Sampaio Vidal, S/N.

Verdade Plena – Música Gospel

Verdade Plena. Foto: Divulgação.
Verdade Plena. Foto: Divulgação.

O ministério Verdade Plena nasceu no coração de Deus, com a intenção de levar através da música, a mensagem de Cristo Jesus, seja aonde for, somos todos de Marília – SP e membros da Primeira Igreja Batista de Marília. Este Ministério tem como base o samba e pagode, porém fazemos músicas de todos os gêneros, e por isso temos um repertório bem diversificado. Entendemos que estamos aqui para cumprir a palavra de Cristo Jesus que disse: Ide e pregai o evangelho para todas as nações.

Eles se apresentarão no dia 21/5, às 22h00, no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini – Av. Sampaio Vidal, S/N.

Entre na conversa...