Agronegócio: Orgânicos na alimentação escolar da rede pública de ensino do Estado de São Paulo

Orgânicos para a alimentação escolar na rede pública de ensino do Estado de São Paulo é objetivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo | Foto: Assessoria de Comunicação

ORGÂNICOS

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizará em Ibiúna, no dia 29 de fevereiro de 2016, às 14h, reunião da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica. Na pauta está o fornecimento de alimentos orgânicos para a alimentação escolar da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. O encontro será promovido na Cooperativa Agropecuária de Ibiúna (Caisp), que fica na Rodovia Júlio Dal Fabbro, 290 – Bairro Rio do Una.

PRODUÇÃO

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas empresas da região Centro-Sul alcançou 3,93 milhões de toneladas na segunda metade de janeiro. No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até 01 de fevereiro de 2016, a moagem atingiu 599,87 milhões de toneladas, com aumento de 5,22% no comparativo com as 570,11 milhões de toneladas de cana contabilizadas até a mesma data de 2015. Na segunda quinzena de janeiro, 39 unidades produtoras estavam em operação no Centro-Sul. Esse número deve cair para 32 plantas na primeira quinzena de fevereiro

OVOS

Os preços dos ovos tipo extra brancos e vermelhos são os maiores já registrados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em termos nominais, em praticamente todas as regiões pesquisadas – série iniciada em maio/13. Os valores vêm subindo desde o começo do ano, motivados principalmente pela intensificação dos descartes de poedeiras já programados para janeiro. Os preços elevados do milho e farelo de soja, conforme colaboradores do Cepea, aceleram o interesse dos produtores por reduzir o plantel menos produtivo.

BATATA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB), realiza um estudo para proteger as produções de tubérculos, principalmente de batata, no Estado de São Paulo do verme conhecido como Cisto da Batata. O IB está se preparando para intensificar as análises fitossanitária de batata-semente importadas pelo Brasil. O parasita causa o amarelecimento ou branqueamento de tecidos clorofilados das folhas, além do mal desenvolvimento dos tubérculos. Devido ao ataque, o produtor pode perder de 10% até 80% da produção.

PAULISTINHA

As Secretarias, de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, e da Saúde, por meio do Instituto Butantan, firmaram uma parceria para desenvolver técnicas de criação e manejo do peixe “Paulistinha”. O objetivo é criar pesquisas relacionados às patologias humanas e seus possíveis tratamentos, bem como em estudos sobre os efeitos promovidos por contaminantes ambientais. O zebrafish, ou peixe paulistinha, vem sendo utilizado como modelo em estudos sobre genética e saúde desde a década de 1980. O uso dessa espécie possibilita desenvolver uma pesquisa relativamente barata quando comparada com outros organismos (roedores, por exemplo).

ÀRVORES FRUTÍFERAS DOAÇÃO

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, formalizou no dia 5 de fevereiro de 2016, em Bauru a doação de duas mil mudas de árvores frutíferas ao município. O titular da Pasta foi recebido pelo prefeito Rodrigo Agostinho, que agradeceu o apoio do Governo Estadual não somente com relação à doação das mudas, mas também pelo compromisso de instalar duas pontes metálicas que ajudarão a reconstruir as estruturas que foram destruídas devido às últimas chuvas.

BIOINSETICIDA
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realiza os últimos testes toxicológicos da nova geração de um bioinseticida capaz de matar as larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, febre Chikungunya e Zika – sem prejudicar a saúde das pessoas e dos animais domésticos. Chamado Inova-Bti, o produto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) e poderá ser um importante aliado na eliminação do inseto.

 

Dê sua opinião: agronegocio2@hotmail.com. Boa semana e um forte abraço.

COLABORADOR VOLUNTÁRIO (JORNALISTA MTB 64425-SP)

Entre na conversa...