20 de May de 2019

Coluna Agronegócio por Mauricio Picazo Galhardo

Foto: Divulgação.

FORUM

Aconteceu em S.Paulo nos dias 4 e 5 o Forum Global do Agronegócio 2016, onde estive fazendo a cobertura jornalística. O presidente Michel Temer e várias outras autoridade participaram, ele falou que a China será o destino de sua primeira viagem internacional caso o impeachment se confirme. O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse “a África Subsaariana, entre 2000 a 2010, cresceu a uma taxa que foi o dobro da América do Sul. Entre 2010 e 2016, foi três vezes maior. É um mercado muito importante”, disse ele, citando a Nigéria como um país do qual o Brasil compra “muito petróleo, mas para quem vendemos quase nada”, já o governador Geraldo Alckmin disse em sua participação, “este é o setor que está salvando a lavoura brasileira. Vai muito bem e é o mais eficiente dos trópicos. Com empenho, inovação e sustentabilidade permanentes, o agronegócio paulista tem superado grandes desafios de logística e estrutura” disse ele.

SETORES

O ministro Blairo Maggi coordenou quarta-feira dia (13) reunião com 19 câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em uma semana, este foi o segundo encontro do ministro com os representes do setor produtivo – o primeiro ocorreu no último dia 7. O objetivo foi o de ouvir as reivindicações das diferentes cadeias do agronegócio e informá-las sobre as prioridades da gestão Maggi: ampliação do mercado internacional para os produtos agropecuários brasileiros, desburocratização do Mapa e diálogo permanente com o setor agrícola.
FOSSA SÉPTICA

Um levantamento feito pela primeira vez revela a adoção de mais de 11 mil unidades da fossa séptica biodigestora, tecnologia simples desenvolvida por pesquisadores da Embrapa e voltada ao saneamento básico rural. A fossa foi adotada em mais de 250 municípios brasileiros, nas cinco regiões do país, gerando benefícios para 57 mil pessoas. Realizado pela Embrapa Instrumentação (SP), o levantamento abrange as tecnologias instaladas pela rede de parceiros institucionais, como poder público, e organizações da iniciativa privada e do terceiro setor.

BOTUCATU

No dia 23 de junho, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual de São Paulo ─ Unesp/Botucatu, recebeu a visita de uma delegação composta por 25 engenheiros agrônomos e médicos veterinários da CATI Regional Botucatu, que compreende os municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Pratânia e São Manuel. Na ocasião, os visitantes conheceram o projeto de extensão Inspeção Periódica de Semeadoras (IPS), desenvolvido pelo Grupo de Plantio Direto (GPD) da FCA, sob a coordenação do professor Paulo Roberto Arbex, do Departamento de Engenharia Rural da FCA.

23ª HORTITEC

A 23ª edição da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, aconteceu em Holambra (SP), entre os dias 22 e 24 de junho, com mais de 450 expositores, nacionais e internacionais. A região de Ourinhos, a Casa da Agricultura de Piraju, organizou uma visita de olericultores no dia 24 de junho. O município é responsável pela produção de pimentão, tomate e pepino em ambiente protegido e estavam ansiosos para verificar as novidades apresentadas na Exposição. Participaram da excursão um grupo de 21 olericultores que foram até Holambra acompanhados pelo responsável pela Casa da Agricultura de Piraju.

PLANO SAFRA 2016/2017

No dia 6 de julho, gerentes do Banco do Brasil, tanto de Presidente Venceslau quanto da região; técnicos da CATI Regional Presidente Venceslau, sede e Casas da Agricultura vinculadas; técnicos da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp); engenheiros agrônomos de empresas privadas e, o principal público as associações e os produtores rurais da região – participaram de uma reunião, nas dependências da CATI Regional, com o intuito de informar as regras e as linhas de crédito rural disponibilizadas via Banco do Brasil para o setor agropecuário durante a vigência do Plano Safra 2016/2017.

CONVÊNIOS

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a assinatura de convênios, da ordem de R$ 38,7 milhões, que beneficiaram 15 municípios paulistas. As parcerias foram firmadas por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Casa Civil, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Turismo, no dia 30 de junho, no Palácio dos Bandeirantes. Geraldo Alckmin ressaltou a importância da parceria entre o Estado e os municípios permitindo a aplicação do dinheiro de forma descentralizada. “O melhor dinheiro público aplicado é o descentralizado, que atende à comunidade e prioriza as necessidades da população local. É sempre uma alegria assinar esses convênios”, afirmou.

www.agrocartoons.blogspot.com.br
www.agrocartoons.blogspot.com.br

Entre na conversa...