16 de December de 2019

Comércio: definido calendário de 2016 sobre horário, abertura e campanhas

Reunião realizada na Acim foi conduzida tranquilamente com votação individual dos meses de 2016. Foto: Divulgação.
Reunião realizada na Acim foi conduzida tranquilamente com votação individual dos meses de 2016. Foto: Divulgação.

Comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, estiveram reunidos em assembleia geral extraordinária, na sede da entidade mariliense, quando definiram todo o calendário de 2016 quanto aos horários de funcionamento, abertura e fechamento das lojas e as campanhas promocionais a serem realizadas durante toda a temporada. “Foi uma reunião muito tranquila, sem polêmica e aberta a todo e qualquer tipo de sugestão”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim ao promover votação detalhada e em que alguns casos teve que intervir com o voto “de minerva”. “O importante é que todos gostaram e tiveram chances de mudar algo no momento certo de discussão”, comentou o presidente da associação comercial mariliense.

Discutido mês a mês, todos os 12 meses de 2016 foram analisados, discutidos e lembradas as datas importantes, os feriados, a quantidade de dias úteis e finais de semana. Considerando o mês de dezembro diferenciado, ele foi votado separadamente e de acordo com as necessidades. Assim sendo os 11 meses normais de 2016 contemplaram: 11 fechamentos em dias úteis, 10 feriados que serão respeitados, 28 sábados com o funcionamento das 9 as 17 horas, 20 sábados com funcionamento até as 13 horas, quatro dias do ano em que as lojas abrirão até as 22 horas e somente um dia com funcionamento das 12 as 18 horas. “Foi um calendário fácil de se discutir, pois, não existiram surpresas e sim adequações quanto a realidade do comércio de Marília”, avaliou Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da associação comercial local.

[contextly_sidebar id=”PMmLyUK3C4sAUmUfkAZNbxJaWhaiuT5g”]O mês de dezembro foi discutido a parte com as lojas abrindo durante a semana, o funcionamento dos domingos e principalmente os feriados. “Mês de dezembro é bem diferente dos demais”, acredita o presidente da Acim. No ano que vem o mês de dezembro respeitará quatro domingos fechados, cinco dias com funcionamento aos sábados até as 18 horas inclusive o dia 08 de dezembro (feriado municipal), 13 dias com funcionamento das lojas até as 22 horas, um dia (dia 26) com funcionamento das 12 as 18 horas e serão apenas sete dias alternados com funcionamento do horário normal das 8 as 18 horas. “Cada ano é de um jeito e em 2016 será desta forma que foi votado e aprovado”, apresentou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao encerrar a reunião.

O calendário com todas as informações sobre o funcionamento das lojas de Marília será confeccionado em dois mil exemplares para serem distribuídos gratuitamente entre comerciantes, comerciários e consumidores, para que lojistas se preparem, vendedores se programem e consumidores se planejem. “O importante é que todos saibam antecipadamente como o comércio de Marília funcionará para os devidos acordos e combinações necessárias”, argumentou o presidente da Acim que há décadas realiza assembleia antecipada para os devidos preparativos como forma de informar o funcionamento das lojas durante o ano.

Entre na conversa...