23 de October de 2018

Senac Marília ensina a preparar pratos das cinco regiões do Brasil

Fachada do Senac Marília. Foto: Divulgação.

Não é preciso fazer uma viagem para conhecer um pouco mais sobre a cultura de outras regiões do país. Uma das formas de ampliar este repertório é por meio do paladar. A gastronomia nacional tem várias raízes, com pitadas sertanejas e sabores inspirados em receitas internacionais.

Segundo Caio Gomes Mattos, docente da área de alimentação do Senac Marília, os principais alimentos dependem diretamente da variedade cultivada em cada região. “O preço desses ingredientes e a tradição são fatores que contribuem para a popularidade dos pratos. No Sul, por exemplo, há muitas pessoas de origem europeia, então utilizam receitas de lá”, conta.

Os pratos mais famosos da região são o barreado e arroz carreteiro. No Nordeste, a tradição é pelo baião de dois e bobó de camarão. Curau, arroz branco, virado e cuscuz paulista são pratos ticos do Sudeste. No Centro-Oeste a culinária tem arroz de pequi e empadão goiano. Já no Norte, as principais receitas são pudim de tapioca e vatapá paraense.

Para interessados em conhecer e aprender a cozinhar pratos de diversas localidades do Brasil, o Senac Marília está com inscrições abertas para o curso Cozinha Regional Brasileira. As aulas, com duração de 20 horas, começam a partir de 20 de julho, às 19 horas.

A unidade também está com vagas abertas para os cursos Brigadeiro Gourmet (23/7) e Cozinha Japonesa (23/7). Inscrições e outras informações podem ser obtidas no Portal Senac www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700.

Entre na conversa...