18 de November de 2018

Docente do Senac Marília dá sugestões de pratos caipiras sem açúcar

Para evitar excessos, comuns nas festas juninas, Marina Marim recomenda paçoca light e bolo de fubá que também é feito sem lactose e glúten

Foto: Wikipedia

Para muita gente, junho é um mês para se passar longe da balança. Tudo por conta dos irresistíveis pratos servidos nas festas juninas. No entanto, é possível preparar receitas saborosas – inclusive doces – sem o açúcar, um dos principais vilões das dietas.

Marina Marim, docente da área de nutrição do Senac Marília, lembra que existem vários tipos de açúcar. “Ele pode ser usado para realçar o sabor de alguns pratos, para dar liga em bolos e até para dar cor, como no caso das carnes”, afirma.

Uma das formas mais prejudiciais da substância, porém, é também uma das mais consumidas no dia a dia: a sacarose, feita a partir da cana-de-açúcar e que pode ser refinada ou cristalizada. O açúcar mascavo – muitas vezes apontado como substituto mais saudável – é rico em minerais e vitaminas, mas possui quase a mesma quantidade de calorias.

Mas não é necessário usar açúcar para fazer pratos doces que agradem ao paladar, como pudins, tortas e mousses. Ela explica que, nesse caso, as receitas podem ser consideradas diet, já que o ingrediente foi retirado.

“O prato é considerado diet não apenas quando não tem açúcar, mas quando qualquer um de seus nutrientes é reduzido a zero. Já os pratos light, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recebem essa denominação quando o alimento tem uma redução de pelo menos 25% de seu valor energético total ou de algum de seus ingredientes”, explica.

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