25 de April de 2019

Prefeitura paga décimo terceiro nesta sexta-feira

É importante a participação cidadã do mariliense nas audiências públicas realizadas na Câmara.
Confira alguns gastos da Prefeitura de Marília

O atual prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, confirmou para esta sexta-feira (18) o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário de todos os servidores (concursados e comissionados). A primeira parcela é paga no mês de aniversário do servidor, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.

[contextly_auto_sidebar]Apesar da constante abertura de crédito suplementar, com excesso de arrecadação, o ato é valorizado pelo prefeito, que diz que, “Infelizmente a pior crise do país atinge em cheio também as prefeituras, com perdas de receitas e repasses e nós, com responsabilidade, fizemos as economias necessárias para poder honrar o compromisso dos mais de 5 mil servidores da Prefeitura Municipal de Marília, antes até do dia 20, data limite para esse pagamento”, disse o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário da Fazenda, Sérgio Moretti a medida cumpre com o direito do trabalhador e ainda deverá incrementar a economia do município. “Por determinação do prefeito Vinicius e graças às medidas de economia adotadas pela administração, como horário diferenciado de atendimento, das 8 horas às 14 horas, uso consciente de telefone, energia elétrica e combustível, o governo municipal pode reservar o dinheiro para honrar o pagamento do décimo terceiro salário de todos os servidores. Sabemos da expectativa das famílias quanto a esse dinheiro, afinal, muitas o utilizam para pagar contas, comprar presentes, planejar as festividades de fim de ano ou até uma viagem. A crise é grande, atingiu a maioria das prefeituras, muitas estão parcelando o pagamento ou até deixando para o ano que vem o décimo terceiro, mas aqui o dinheiro será creditado na conta do servidor já neste dia 18”, disse Moretti, que completou que o montante para o pagamento do décimo terceiro chega a R$ 11 milhões.

Outro lado

A OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Matra tem dado visibilidade as aberturas de créditos suplementares, com excesso de arrecadação pela Prefeitura Municipal. Para a OSCIP, isso significa que a Prefeitura arrecadou mais do que o previsto no orçamento, o que contraria a constante informação oficial de que houve queda na arrecadação municipal.

Mas se estamos em tempos de crise econômica, também é dado transparência para alguns tipos de gastos da Prefeitura feitos fora da ordem cronológica, ou seja, na frente de outros fornecedores, como os relacionados a publicidade, aluguel de equipamentos de som e terceirização da coleta de lixo. Para a Matra, a Prefeitura deveria cortar despesas não essenciais, como publicidade.

Entre na conversa...