18 de September de 2018

Alunos das escolas municipais do Ensino Fundamental participam da Prova Brasil

Alunos da rede municipal de ensino de Marília
Alunos da rede municipal de ensino de Marília

Cerca de 1.600 alunos das escolas municipais do Ensino Fundamental de Marília participam, entre os dias 18 a 20 de novembro, da Prova Brasil. A aplicação da Prova Brasil no município é organizada pela Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação.

[contextly_sidebar id=”pGFNYS4tRBvfaCJOwtAe0juDezxRPc6V”]A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados, com os alunos de quinto e nono anos do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura; e matemática, com ênfase na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

“A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade do ensino no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias”, destaca Fátima Gatti, secretária municipal da Educação.

As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. “Além disso, os dados também ficarão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país”, finaliza Gatti.

Entre na conversa...