14 de December de 2018

Agronegócio por Maurício Picazo Galhardo

Futuro do agronegócio é foco de debates na Semana Agronômica e Acadêmica de Medicina Veterinária. Foto: Sepaf/MS.
Futuro do agronegócio é foco de debates na Semana Agronômica e Acadêmica de Medicina Veterinária. Foto: Sepaf/MS.

PENSANTES. O futuro do agronegócio passa pela boa formação de profissionais que atuarão nele, como os acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária de Ituverava presentes à abertura das semanas acadêmicas da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram). A jornada de produção e intercâmbio de conhecimento foi aberta dia 26 de outubro, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacando ao público a vocação do Brasil para vencer o desafio de alimentar o mundo.

ESTIMATIVAS. O cálculo do Valor da Produção Agropecuária (VPA) permite observar o desempenho econômico das principais atividades do setor, constituindo-se em um parâmetro de análise muito útil para tomadas de decisão, tanto por parte dos agentes dos diversos segmentos das cadeias produtivas para auxiliar no planejamento, como também pelo Governo na elaboração e implantação de políticas públicas.

JAÚ. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo propiciou aos participantes da Feira de Inovação e Negócios da Agricultura Familiar Organizada para Mercados Interno e Externo (Feicomex), que teve início dia, 27 passado, atualização de conhecimentos e acesso às modernas tecnologias disponíveis no segmento. O evento, foi realizado no Recinto de Exposições “Sebastião Ferraz de Camargo”, no município de Jaú, e teve como objetivo incentivar e desenvolver a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar, bem como das associações e das cooperativas agrícolas.

COOPERATIVISMO. A importância do cooperativismo para o Estado de São Paulo, e também para o Brasil e o mundo, foi destacada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, na comemoração dos 45 anos da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), no último dia 22. Autor da lei estadual de apoio ao cooperativismo, Arnaldo Jardim representou o governador Geraldo Alckmin no evento e apontou que o sistema cooperativista é um bom exemplo de organização no atual momento de crise política, econômica e moral do Brasil. Mesmo com a economia fragilizada, neste ano as cooperativas paulistas devem movimentar R$ 300 bilhões.

BOTUCATU. No dia 15 de outubro, a CATI Regional Botucatu realizou uma palestra com o tema Implantação e Adubação de Pastagens, a qual foi organizada pelo engenheiro agrônomo Júlio César T. Romeiro, gerente do Projeto CATI Leite na região. “Palestras como essa, servem como base para a organização de eventos maiores e melhor estruturados, evidenciando a instituição perante os produtores, bem como às instituições parceiras e afins”. O evento contou com 82 participantes entre produtores dos municípios de Bofete, Botucatu, Itatinga e Pardinho, além de estudantes da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

PINDA. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, em visita ao Vale do Paraíba, no dia 21 de outubro, se reuniu com lideranças das cadeias produtivas do arroz, do leite, do mel e da piscicultura, no Polo Regional do Vale do Paraíba, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Pindamonhangaba. Na ocasião, o secretário, acompanhado dos dirigentes regionais da CATI, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e da Apta, conversou com os representantes dos segmentos sobre as principais questões envolvidas no desenvolvimento rural sustentável da região.

Entre na conversa...