16 de July de 2018

“Pisada na banana” chama atenção no 2º Seminário de Fruticultura

Cícero aparece à frente de Fábio Meirelles. Foto: Wilson Ruiz.
Cícero aparece à frente de Fábio Meirelles. Foto: Wilson Ruiz.

Marília sediou nesta sexta-feira (15) o 2º Seminário de Fruticultura do Centro Oeste Paulista. O evento contou com a parceria de diversas instituições de pesquisa, extensão, sindicatos, Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Sebrae e Federação da Agricultura do Estado de São Paulo.

Para Adriana Novais Martins, pesquisadora da Apta (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, o seminário foi muito importante para se debater o potencial de produção de frutas de qualidade no Oeste Paulista.

A pesquisadora disse que no Oeste Paulista, “há condições favoráveis para uma produção dinâmica por causa do solo e clima”. Ela também falou do potencial econômico, “Além disso, o mercado é amplo para negociação. É uma atividade com total perspectiva mas primeiro o interessado precisa ter conhecimento de técnicas para traçar um planejamento para o mercado local, regional nacional e até para exportação”, comentou.

Entre os temas discutidos, produtores e profissionais conheceram as tendências atuais do mercado das frutas de mesa no Brasil; as formas de acesso à comercialização, transporte e embalagens na fruticultura, a biotecnologia para uma agricultura de resíduo zero; o manejo sustentável e programa de fruticultura integrada.

Cerimônia de abertura

Acostumada a ignorar os vereadores de oposição à atual Administração, a Prefeitura deu uma “pisada na banana” na composição da mesa oficial do evento para a cerimônia de abertura. O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, o Serjão, representou o Executivo local. Fora ele, do Legislativo apenas o vereador Cícero do Ceasa (PV) estava presente no evento.

Cícero é um dos responsáveis pela Horta Comunitária do Ceasa, na zona Norte, e tem interesse direto nos temas da Conferência. A Horta é um projeto voluntário de cultivo e distribuição social de verduras e legumes. Os voluntários também oferecem o “Sopão Comunitário” às famílias mais carentes da região.

Apesar de relutar, Serjão teve que convidar Cícero para compor a mesa de abertura, representando a Câmara de Vereadores. Ao perceberem a “pisada na banana”, se iniciou um corre corre de telefonemas entre os assessores da Prefeitura, o que chamou a atenção do público presente.

Após cerca de 20 minutos, vereadores da base aliada começaram a chegar ao evento. Primeiro chegou Silvio Harada (PR). Depois apareceu Marcos Resende (PSD). Mas já era tarde, o lugar na mesa oficial  do 2º Seminário de Fruticultura do Centro Oeste Paulista ficou com Cícero.

Assessoria de imprensa da Prefeitura

Na matéria sobre o evento divulgada ontem (15), a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília ignorou a presença do vereador Cícero do Ceasa no mesa oficial do evento.

No texto, foram publicadas entrevistas com as impressões de diversas lideranças, como Adriana Novais Martins, pesquisadora da Apta (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, o secretário municipal da Agricultura, Takao Shintaku, o presidente do Sindicato Rural de Marília, Fernando Botelho Villela Neto, o diretor regional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), o engenheiro agrônomo Claudio Funai, o gerente regional do Ceasa de Marília, Odracir Capponi e o vice-presidente da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo), o mariliense Elias David de Souza. A assessoria também entrevistou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e do Senar (ServiçoNacional de Aprendizagem Rural), Fábio Meirelles.

Cícero foi cortado da foto pelo fotógrafo Wilson Ruiz. Foto: Wilson Ruiz.
Cícero foi cortado da foto pelo fotógrafo Wilson Ruiz. Foto: Wilson Ruiz.

No material divulgado pela assessoria oficial do município, Cícero foi “cortado” até mesmo da foto com os integrantes da mesa oficial de abertura. O fotógrafo comissionado Wilson Ruiz enquadrou a foto da mesa (acima) trazendo apenas a ponta do braço de Cícero, à direita.

Entre na conversa...