16 de July de 2018

Saudável e com preço em queda, peixe é alternativa à carne bovina

Foto: Ceasa/Reprodução.

O consumidor brasileiro que busca alternativas para substituir a carne vermelha no cardápio com o objetivo de adequar as despesas do orçamento doméstico deve prestar atenção no peixe. De acordo com um levantamento feito pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), com base nos dados do IPCA/IBGE, a carne de peixe está entre os gêneros alimentícios com as maiores quedas de preço no país nos últimos 12 meses.

O quilo do peixe peroá, também conhecido como porquinho, apresentou uma redução de 33% no período de abril/2015 a abril/2016. A carne de pintado caiu 11,78% e o dourado, 8,09%. O preço da cavalinha e badejo também tiveram queda de 1,20% e 0,61%, respectivamente.

Segundo gerente de economia e pesquisas da APAS, Rodrigo Mariano, a troca de produtos por outros mais em conta é uma das estratégias que o consumidor adota e que trazem mais resultados para o bolso.

“O consumidor tem a tendência de pesquisar preços e substituir aqueles produtos que possam impactar no orçamento familiar. Já percebemos em outras ocasiões a troca da carne bovina pela de aves ou até suína. Com as quedas no preço dos peixes em nível nacional, esta pode ser uma boa alternativa para a alimentação do consumidor e de sua família”, diz.

Bom para o bolso e para a saúde

As vantagens de trocar a carne bovina por carne de peixe vão além da economia em tempos de instabilidade. De acordo com a nutricionista especialista em nutrição clínica e doenças crônicas não transmissíveis, Manoela Ramalho, substituir a carne vermelha por peixe ou mesmo incluí-la com mais frequência no cardápio só traz benefícios à saúde. “A carne de peixe é rica em vitaminas, tem muito menos gordura saturada e possui ácidos graxos tipo w3 e w6 que funcionam como protetores para o sistema cardiovascular, isso a torna mais saudável que carne vermelha”, conclui

Entre na conversa...