18 de November de 2018

Alunos da pós-graduação em enfermagem da Unimar participam de aula prática

Iniciativa faz parte da proposta inovadora de aprendizagem e formação para a área de enfermagem com atividades que simulam o dia a dia do atendimento aos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva
Iniciativa faz parte da proposta inovadora de aprendizagem e formação para a área de enfermagem com atividades que simulam o dia a dia do atendimento aos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva

Grupo de alunos do curso de pós-graduação em enfermagem, com dupla certificação, participou de aula prática de atendimento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva Adulta) e Urgência e Emergência. A atividade é inovadora, dentro da matriz curricular estruturada para garantir a formação dos profissionais nesta área.

As aulas práticas contaram com a atuação da enfermeira especialista em Cardiologia e tutora do ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), Elizandra Millan, que atua no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Marília.

Luiz Fernando Fregatto, diretor de assistência do HBU (Hospital Beneficente Unimar) e coordenador da especialização UTI e Urgência, destaca que a proposta dos cursos é formação do enfermeiro especialista em ambas as áreas, propõe conhecimento e atuação prática, buscando autonomia do enfermeiro diante da criticidade nas urgências e no tratamento intensivo.

O curso prepara o profissional enfermeiro para atuação nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto e na Urgência e Emergência, no que refere a tomada de decisão e assistência segura e de qualidade diante da criticidade. “Neste sentido, são realizadas as aulas práticas, permitindo aos alunos a vivência da realidade existente no ambiente hospitalar. Essa iniciativa garante uma melhor formação aos participantes do curso”, destaca Fregatto.

Os objetivos do curso são: propiciar um conhecimento abrangente sobre as redes de cuidado, processos de informação em saúde e diretrizes de terapia intensiva e nas urgências; propiciar conhecimento sobre principais afecções em terapia intensiva e atuações profissionais diante das complexidades de urgência e emergência e garantir a atuação na prática em Centro de Terapia Intensiva do HBU e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), manuseio das tecnologias avançadas e desenvolvimento de técnicas específicas dessas unidades.

Entre na conversa...