20 de September de 2019

Artista brasileiro radicado em Paris expõe em Marília

Kinkas Caetano traz à cidade 15 obras em acrílica sobre tela de cor

Artista Kinkas Caetano
Artista Kinkas Caetano

Marília e região poderão conhecer de perto as telas instigantes que compõem a mostra individual do artista Kinkas Caetano. Com entrada franca, exposição será realizada de 19 a 29 de agosto, das 20h às 23h, no restaurante francês Le Marché Bistro & Empório Gourmet, localizado na Rua Álvares Cabral, 190.

A exposição em Marília se deve a amizades que fez ao longo da vida e ao contato que teve com a cidade na década de 80, época em que, casado com a mariliense Cláudia Peçanha, já falecida, participou do projeto arquitetônico da escola Orbe.

O trabalho que será exposto no Le Marché, definido como figurativo pelo autor, tem cores fortes, elementos que remetem à arte abstrata, no estilo que lhe trouxe reconhecimento no mercado das artes e que não deixa margem para neutralidade por parte de quem o observa.

As telas vibrantes estão cheias de totens vivos, incluindo peixes, aves, olhos, e dorsos femininos. Estes ícones figurativos são misturados em formas orgânicas e geométricas, intercaladas com faixas de cor pura, sugerindo influência do expressionismo abstrato e influências do trabalho de artistas como Asger Jorn, Cy Twombly e Willem de Kooning.

A mariliense Viviane Giroto Guedes, organizadora da mostra em Marília e amiga de longa data do artista que conheceu nos tempos em que viveu em Paris, destaca a realização dessa exposição. “Expor o trabalho do Kinkas aqui é uma grata alegria. Trata-se de um artista destacado na Europa que expõe em todo o mundo. Seu olhar é múltiplo, atento e simpático e sua pintura é uma viagem multifacetada de um mundo mais que real. Estou certa que os apreciadores das artes plásticas vão se surpreender com tanto talento”, comenta.

Com coordenadoria e montagem de Roberto Cimino e Nelson Amorim, a exposição conta com o apoio cultural da Life, operadora de telecomunicações; Roberto Cimino, Nelson Amorim e arquitetos; Le Marché Bistro & Empório Gourmet; Enoteca Decanter; Atual Turismo; Casa Sol; TV Sol; Quality Sun Valley e Silenzio Esmeralda.

Sobre o artista

Kinkas Caetano nasceu no Espírito Santo, cresceu no Rio de Janeiro, mas vive e trabalha em Paris há aproximadamente 30 anos, onde é artista plástico, visual e designer gráfico.

Sua visão única de mundo comporta as cores quentes do seu Brasil natal e o inconsciente de memórias da infância e de mundos remotos, quase esquecidos. A aleatoriedade da sua linguagem psicográfica, imprime o traço cultural e os valores populares, significados, especialmente, através do homem, natureza, símbolos de paz e dos vestidos em cores vibrantes, justapostas em sólidas e mais turvas.

O artista faz ilustrações para revistas e jornais na França, como o Le Monde e o Nouvelle Observateur; instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Anistia Internacional, figuram entre os clientes de catálogo do artista.

Entre na conversa...