Agronegócio: Dia de campo em Marília (SP) destaca heterose do Senepol no cruzamento industrial

O gado da raça Senepol, foi introduzido no Brasil há 15 anos - Foto: Divulgação

Responsável pela introdução da raça Senepol no Brasil, há quinze anos, a Senepol Nova Vida abre as porteiras de sua nova central, em Marília (SP), para um dia de campo muito especial. O evento ocorre no dia 21 de maio, a partir das 8 horas, e sua programação é direcionada a pecuaristas e investidores em potencial. Haverá também um shopping de animais, com 50 touros e 20 novilhas Senepol PO que estarão à disposição do público, com preços a partir de R$ 8.500,00.

“Dois pontos cruciais tornam este dia de campo muito interessante. O primeiro é que a pecuária de corte é o investimento mais seguro atualmente. O segundo é que o Brasil começa a enfrentar o desafio de ter de produzir mais alimentos utilizando menor área. Com isso, os pecuaristas, inevitavelmente, terão de passar pelo cruzamento industrial, onde o Senepol pode produzir mais carne de qualidade, 100% a pasto e em menos tempo, ou seja, com menor custo”, destacam Ricardo Arantes e João Arantes Neto, diretores-executivos da Senepol Nova Vida.

Abates técnicos confirmam que o Senepol agrega lucro na ordem de 35% no ciclo de produção completo (cria, recria e engorda). O choque de sangue com raças zebuínas no Brasil resulta em animais carcaçudos e no ponto ideal para abate aos 20 meses, e com peso de 20@. Na pecuária tradicional, o tempo necessário para abate pode ultrapassar os três anos. E investir em genética de qualidade é a única forma de reduzir este intervalo.

Outra vantagem da raça está em sua qualidade da carne. Por pertencer à espécie taurina, mas com a vantagem de ser adaptado ao clima tropical e rústico no serviço a campo, o Senepol transfere maciez e a mais recente descoberta é que ele transmite até marmoreio à carne, como comprovado pela Senepol Nova Vida através de provas de avaliação de carcaça realizadas por ultrassonografia.

Durante o dia de campo, os participantes conhecerão um pouco mais sobre o taurino adaptado que mais cresce no Brasil e sua introdução na pecuária nacional, além de trocar experiências com técnicos da propriedade inaugurada recentemente. Em fevereiro deste ano, a Senepol Nova Vida transferiu seu laboratório de Fertilização In Vitro – o primeiro construído em uma propriedade rural no Brasil – e suas melhores doadoras de Rondônia para Marília (SP).

Com infraestrutura moderna, são multiplicadas no local as melhores linhagens do Senepol no mundo, resultantes de investimentos nos Estados Unidos e nas Ilhas Virgens, onde nasceu o Senepol. Entre elas estão a Castle Nugent (CN), Annaly Farms (WC), Prime Rate Ranch (PRR) e Sacramento (SCR), como será visto durante o shopping de animais, quando serão vendidos 50 touros e 20 novilhas Senepol PO.

 

Entre na conversa...