28 de May de 2020

“Alegre o ambiente de trabalho com plantas”, indica Renata Braga do Senac Marília

Empresas utilizam vasos de pau d'água nos departamentos para alegrar o ambiente. Foto: Exotics.
Empresas utilizam vasos de pau d'água nos departamentos para alegrar o ambiente. Foto: Exotics.

O escritório não precisa ser um lugar frio, pelo contrário. Por passar cerca de oito horas nele, o interessante é tentar deixá-lo mais aconchegante. As plantas são opções recomendadas para quem deseja um ambiente alegre e saudável.

Renata Braga Aguilar da Silva, docente do curso Jardinagem do Senac Marília, ensina quais são os tipos mais adequados para locais fechados e com pouca iluminação natural. “Sempre que formos optar por colocar plantas em vasos, precisamos nos atentar para o seu crescimento. Por isso, a primeira dica é escolher a peça certa para cada espécie”, explica.

Depois disso, serão os cuidados com a manutenção que vão garantir uma vida prolongada. “O excesso de água mata mais que a falta, por isso é muito importante dosar a rega, sempre obedecendo às necessidades da folhagem ou flores. Existe hoje no mercado medidor de umidade que pode ajudar nesse controle”.

Por serem mais resistentes e não precisarem de cuidados diários, ela indica cinco opções que se adaptam mais facilmente aos ambientes internos. Veja abaixo.

  • A pau d’água ou dracena vênus: é um arbusto pequeno que não precisa ficar totalmente direcionado à luz solar. A rega deve ser feita quando a terra do vaso estiver totalmente seca.
  • Zamioculca: sua folhagem é grossa e por isso consegue armazenar água por mais tempo. A rega pode ser feita somente uma vez por semana. “O único cuidado é evitar contato direto com o sol para não ficar com as folhas queimadas”, alerta.
  • Rafis: não gosta de luz solar direta e precisa ser regada constantemente. É uma planta alta, mas também não ultrapassa os 2 metros.
  • Lança de São Jorge: planta fácil de cuidar. É resistente a falta de água por ter suas folhas grossas. “Adapta-se a ambientes com ar condicionado e àqueles que possuem somente luz difusa”. Deve ser regada duas vezes por semana.
  • Echeveria: espécie de suculenta que armazena água nas folhas e no caule. O formato lembra uma rosa em tom de verde. “A rega é feita apenas uma vez por semana e mesmo assim é necessário tomar cuidado com a quantidade, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes. Não é tolerante ao sol”.

Senac Marília tem curso na área

Para os interessados em aprender mais sobre os cuidados com plantas, o Senac Marília está com inscrições abertas para o curso Jardinagem. A programação, com duração de 33 horas, habilita para formar, manter e reformar pequenos jardins e vasos, mobilizando conhecimentos sobre fisiologia e classificação das plantas, solo e condições ambientais.

O aluno também será capacitado sobre técnicas adequadas de plantio, poda e tratos culturais. As aulas começam em 16 de abril. Inscrição e outras informações no site www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700.

Sobre Gabriela Donatto 82 Artigos
Jornalista responsável é Gabriela Donatto, da Lettera Comunicação Estratégica. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é, desde sua criação, em 1946, o principal agente da educação profissional voltada para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Entre na conversa...