Prefeitura inaugura melhorias na Emef “Nicácia Garcia Gil”

Alunos da Emef se apresentam durante inauguração das reformas. Foto: Wilson Ruiz.
Alunos da Emef se apresentam durante inauguração das reformas. Foto: Wilson Ruiz.

A Secretaria de Educação de Marília inaugurou na manhã desta quarta-feira, a reforma e ampliação da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Profª  Nicácia Garcia Gil”, localizada na rua José Clemente Ribeiro,  Jardim Marajó.

Esse estabelecimento de ensino entrou para a história educacional de Marília como a primeira escola de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação a ter período integral.

Desde 4 de fevereiro de 2014, cerca 250 alunos, entre seis e onze anos, de 1ª a 5ª séries, passaram a ter  atividades educativas, recreativas e esportivas entre 7h30 e 16h30.

Segundo a diretora Rita de Cássia Borguetti Pelozo, pela manhã, os alunos da 1ª a 5ª série, são submetidos às aulas de Língua Portuguesa, Matemática e demais áreas de conhecimento, como História, Ciências e Geografia. No período da tarde, as atividades são de informática, inglês, qualidade de vida, esportes, danças, teatro, jogos matemáticos, cinema e reforço escolar.

“A motivação é muito forte dos alunos e professores”, comentou.

As refeições também são programadas: 7h00 (café da manhã), 9h00 (lanche), 11h30 (almoço) e 16h00 (lanche).

O prefeito Vinícius Camarinha ressaltou a importância das escolas em período integral na rede municipal, novidade implantada no seu governo.

“Queremos manter os alunos dentro da escola por várias horas. Além da melhoria educacional, os  valores de cidadania  serão sempre trabalhados. Também a escola estará plenamente integrada com a comunidade. Todos ganham”, afirmou.

Logo após a inauguração, foi realizada a formatura de 42 alunos dos quintos anos da escola. A secretária da Juventude e Cidadania, Tereza Cristina Baraldi e o vereador José Expedito Capacete também acompanharam o evento.

A Emef  “Profª Nicácia Garcia Gil” foi inaugurada em abril de 2000.

As melhorias na Emef Nicácia

A secretária da Educação, Fátima Gatti, apresentou o relatório das melhorias realizadas na Emef:

  • Construção de 02 salas de aula, um laboratório, sanitário masculino e sanitário feminino, circulação externa, salão de repouso, sala de banho e depósito – área total: 937,28 m²
  • Construção de sanitários masculino e feminino para funcionários e área de serviço com área de 18,74 m²
  • Reforma geral da cozinha com demolição de sanitários internos, construção de depósito, depósito de material de limpeza e despensa.
  • Reforma do quiosque com troca de toda cobertura, alvenaria para paredes, colocação de piso cerâmico, forro de pvc, janelas metálicas e instalações elétricas.
  • Execução de rampa de acesso com corrimãos e guarda-corpos para acessibilidade interligando o bloco principal existente ao bloco de salas de aula no nível mais baixo do terreno.
  • Troca da entrada de energia. Troca dos postes e luminárias da parte externa.
  • Construção de um caramanchão em estrutura metálica com área de 48,90 m².
  • Pintura geral da escola interna e externa.

“A Emef Nicácia tem hoje uma estrutura invejável, beneficiando a qualidade do ensino. Os alunos tem um padrão educacional de primeira qualidade, sem falar da integração da escola com a comunidade. Hoje Marília já tem cinco escolas em período integral com ótimos resultados”, disse Fátima.

Sobre Prefeitura de Marília 495 Artigos

Divulgação e Comunicação sob a responsabilidade de Carlos Bonatelli. Administração 2012-16 de Vinícius Camarinha (PSB).

Contato: Website

Entre na conversa...