20 de October de 2019

A situação do bairro Jardim Araxá e abaixo-assinado por revitalização de praça

Abaixo assinado organizado pela organização Juntos! de Marília

Basta ir ao bairro Jardim Araxá, em Marília, para perceber que nem todas as regiões da cidade recebem a mesma atenção e investimentos da administração pública municipal. O bairro, que fica a cerca de 4km do centro, é também conhecido como “campus”, justamente por sua localização: ao lado de três grandes universidades da cidade (Univem, Unesp e Unimar). Também por este motivo, a grande maioria dos moradores do bairro são estudantes universitários, muitos deles que deixaram (geralmente por período temporário) suas cidades natais para realizar seus estudos.

A precária situação do bairro é evidente a qualquer um que passa por lá, seja a pé ou em algum veículo. Isso porque as ruas têm incontáveis buracos e as calçadas em alguns trechos nem existem ou estão em condição tão ruim que não é possível caminhar por elas. Durante a noite, pode-se perceber também o problema da iluminação, já que as ruas são bem escuras. A sensação de insegurança que essa situação gera é infelizmente confirmada com a frequência com que assédios e assaltos são cometidos na região. Além disso, não há nenhum espaço público destinado à convivência dos moradores e seu lazer.

Preocupados com melhorias para o bairro, a organização “Juntos!” criou um abaixo assinado pedindo aos vereadores de Marília pela revitalização de um terreno existente entre as ruas Waldemar Kiref e José Monteiro Violante, que tem uma área aberta com gramado e algumas árvores. O pedido é pela iluminação do local, calçamento e bancos para que o espaço possa ser ocupado através de atividades esportivas e culturais. Veja abaixo o teor completo do abaixo-assinado:

“Aos Excelentíssimos Senhores e Senhora Vereadores de Marília/SP

As cidadãs e cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes no município de Marília, solicitam que os Senhores Vereadores viabilizassem a urbanização do terreno/praça – com iluminação adequada (existe, mas não é utilizada), calçamento (passeio), bancos e pontos de energia elétrica – localizado entre as ruas Waldemar Kiref e José Monteiro Violante, Jardim Araxá (Campus Universitário), no intuito de regulamentar e viabilizar para os moradores do bairro e proximidades mais segurança e lazer, já que estes sofrem há anos com assaltos, estupros, roubos, assédios e até mortes nas ruas escuras, esvaziadas aos finais de semana e sem opções apropriadas de lazer. Com a pavimentação parcial do terreno e o mínimo de estrutura seria possível para os moradores a ocupação do espaço para práticas esportivas, de lazer e culturais.

Na forte convicção de sermos atendidos neste pleito, encaminhamos este documento em folhas numeradas e assinadas por todos.”

As listas para assinatura ainda se encontram disponíveis em comércios da Rua Manoel Santos Chieira (avenida da Unimar), como no xerox Ricopy, na casa de salgados Ali lanches, no bar Salva Festas, farmácia Haddad e restaurante Brasileirinho. O xerox existente dentro da Unesp também tem uma lista para a coleta de assinaturas.

A dinâmica de rotatividade dos moradores, devido ao tempo dos cursos realizados nas universidades, talvez explique a falta de união contra o descaso das autoridades em relação aos problemas do bairro. A organização de campanhas como essa é uma forma muito importante de demonstrar a insatisfação gerada por esses problemas e demandar soluções.

Entre na conversa...