24 de June de 2019

CAC da Unesp promove “Viola na Escola” neste sábado

Zeca Collares e Júlio Santin sem apresentam no Câmpus II; entrada franca. Foto: Divulgação.
Zeca Collares e Júlio Santin sem apresentam no Câmpus II; entrada franca. Foto: Divulgação.

Neste sábado, 14 de novembro, tem “Viola na Escola”, com Zeca Collares e Júlio Santin, no Câmpus II da Unesp. Evento da CAC será às 20h30, com entrada gratuita.

Neste sábado, dia 14 de novembro, será realizado no Auditório Mestre Xidieh do Câmpus II da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp de Marília (Av. Vicente Ferreira, 1278), apresentação “Viola na Escola”. O evento, que acontece às 20h30, é uma apresentação promovida pela Comissão de Atividades Culturais (CAC) da Faculdade. A entrada é gratuita.

Dois violeiros (Zeca Collares e Júlio Santin) se juntaram para mostrar um pouco da história da Viola Caipira de forma didática, numa abordagem musical — instrumental e vocal — extremamente sutil, em que a poesia profunda do Brasil-Sertão vem retratada através de melodias em diversas afinações, causos e relatos históricos, contextualizando sempre a cultura popular. Simples, poético, lúdico e sonoro, o espetáculo causa um encantamento no público.

[contextly_auto_sidebar]Zeca Collares é músico, compositor, instrumentista e bacharel em Cinema. Possui apurada técnica na viola caipira brasileira e muita sensibilidade, mostrando em suas composições uma fusão entre a música de raiz brasileira, jazz, o barroco e elementos contemporâneos. Com mais de quinze anos de carreira profissional e sete discos lançados, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Duofel, MPB4, e Pena Branca e Xavantinho. Tem vários prêmios na bagagem e shows no Brasil e na Europa.

O violeiro Júlio Santin aprendeu a tocar e fabricar seus próprios instrumentos. Atualmente, à frente da Associação Cultural Caipirapuru, colabora na promoção e preservação da música caipira na região da Alta Paulista, organizando ações como o Fórum de Cultura Caipira. Como músico, já se apresentou ao lado de Gedeão da Viola, Rio Pardo, Fernando Deghi, Levi Ramiro, Índio Cachoeira, entre outros. Em 2006 lançou o CD instrumental de viola caipira “Sentimento Matuto” e agora, “Capim Dourado”.

O evento promovido pela CAC será neste sábado, 14 de novembro, às 20h30, no Auditório Mestre Xidieh, no Câmpus II da Unesp de Marília, na Av. Vicente Ferreira, 1278 (próximo ao Yara Clube), e terá entrada franca.

Entre na conversa...